Dia de atenção à disfagia tem orientação e debates
A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. E, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) instituiu o dia 20 de março como o Dia de Atenção à Disfagia em todo o país. No Rio, os fonoaudiólogos estarão, a partir de 20 de março, em diversas unidades de saúde, orientando a população sobre os sintomas silenciosos da disfunção e suas consequências.
A doença pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde. Alguns sinais da disfunção são dificuldade ao engolir, sensação de algo parado na garganta, tosses ou engasgos frequentes causados por alimentos ou pela saliva, notar cansaço, febre, rouquidão ou restos de comida na boca após a alimentação.
Entre os pólos de orientação estão os setores de Fonoaudiologia do Posto de Saúde Dr. Garfield de Almeida, Hospital de Emergência da Prefeitura de Resende e Centro Médico de Reabilitação e Hidroterapia de Resende, Hospital Municipal Francisco da Silva Telles , Hospital Municipal Lourenço Jorge , Hospital Estadual Eduardo Rabello , Centro de Convivência do Idoso de Macaé, Hospital PLACI, Postos de Saúde da Família de Três Rios, Hospital Municipal de Magé e Hospital Estadual Prefeito João Batista Caffaro.
- Esse sinal ao engolir pode indicar demência
- Entenda por que pressão alta está associada à demência
- ‘Flurona’: Brasil tem seis casos confirmados em três estados
- SP tem ‘Dia V’ de multivacinação; veja onde se imunizar
Para mais informações acesse o link.