Últimas notícias:

Loading...

‘Flurona’: Brasil tem seis casos confirmados em três estados

Os casos de dupla infecção devem aumentar no país, já que os dois vírus estão circulando ao mesmo tempo

Por: Redação

O Brasil tem ao menos seis casos confirmados de infecções simultâneas de covid-19 e influenza, chamadas de “flurona”. Foram registrados dois casos no Rio de Janeiro, três em Fortaleza e um em São Paulo.

No Rio, a dupla infecção foi identificada em um adolescente de 16 anos. O rapaz, segundo reportagem do G1, começou a apresentar sintomas leves, como coriza e febre baixa na última quarta-feira, 29.

Como o adolescente continuou com o mesmo quadro, a mãe  decidiu levá-lo a um laboratório particular, onde foi submetido a testes de covid e Influenza –-ambos os resultados foram positivos.

flurona
Crédito: Koto_feja/istockJovem grávida é diagnosticada com ‘flurona’, infecção simultânea por covid e influenza

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio também confirmou um segundo caso de “flurona”, sem dar detalhes do paciente.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que, até o momento, não há nenhum caso confirmado de dupla infecção.

Ainda de acordo com o órgão, em geral os casos são notificados pela doença mais grave – na situação específica, a covid-19.

Os três pacientes de Fortaleza, entre eles dois bebês de 1 ano, tiveram o diagnóstico das duas doenças simultâneas em dezembro, quando o país teve um aumento dos casos de síndromes gripais. Todos tiveram sintomas leves das doenças.

Já em São Paulo, o caso confirmado é da jornalista Giulia Fernandez, que recebeu a confirmação para covid-19 e influenza no dia 20 de dezembro em um hospital particular.

Especialistas dizem que os casos de dupla infecção devem aumentar no Brasil, já que os dois vírus estão circulando ao mesmo tempo e são altamente transmissíveis.

Os casos de “flurona” começaram a chamar atenção quando autoridades de saúde Israel confirmaram no sábado, 1, o caso de dupla infecção em uma grávida. A mulher estava internada no Rabin Medical Center, na cidade de Petah Tikva.

Compartilhe:

?>