OMS reforça a importância do acesso a serviços básicos de saúde

Por: Redação | Comunicar erro

O Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente em 7 de abril, completa 70 anos neste sábado. A data foi criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e o lema deste ano, “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”, foi escolhido pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e pela OMS.

Crédito: Getty Images/iStockphotoDia Mundial da Saúde completa 70 anos em 2018

A intensão dos órgãos internacionais é a de lembrar que não são todas as pessoas e comunidades que têm acesso a serviços básicos de saúde, embora grandes avanços tenham sido alcançados nas últimas décadas.

Para contribuir com data, selecionamos algumas dicas para viver melhor.

  • Alguns dos serviços mais conhecidos do SUS são a Farmácia Popular, Melhor em Casa – Assistência Domiciliar, Centro de Testagem e Acolhimento, Samu e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Existem, porém, outros tratamentos e cursos oferecidos pelo SUS:
  • O local de trabalho tem o poder de afetar as emoções e se o lugar for mal projetado, ainda pode prejudicar a saúde física e mental. Cinco dicas básicas que ajudam a melhorar o bem estar no ambiente corporativo.
  • Aplicativos e ferramentas on-line facilitam muito as atividades diárias e isso não é diferente quando o assunto é saúde. Confira alguns deles:
  • É possível ter hábitos saudáveis e renovar as energias para a rotina agitada? A terapeuta Marcia Rissato garante que sim. Veja as dicas abaixo.
  • Para fazer as pazes com a sua ansiedade e conquistar uma vida harmoniosa, conheça cinco dicas simples para mudar aos poucos o seu cotidiano:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
2
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
3
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
4
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
5
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
6
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
7
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
8
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …