Dia Mundial da Saúde: 5 sinais de que seus hormônios podem estar desregulados

Disfunções da tireoide e ovários policísticos são algumas das causas de desequilíbrio hormonal; endocrinologista explica o que observar

07/04/2025 15:38

Cansaço constante, alterações de peso e oscilações de humor podem ter uma explicação menos óbvia: o descontrole de hormônios.

Inchaço pode estar ligado a desequilíbrios hormonais
Inchaço pode estar ligado a desequilíbrios hormonais - iStock/eternalcreative

Cerca de 12% da população pode ter disfunções na tireoide, um dos principais órgãos reguladores do metabolismo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Para as mulheres, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) também entra na conta, já que a condição afeta até 10% delas, segundo dados do Ministério da Saúde.

O endocrinologista Marcio Krakauer, cofundador da edtech G7med, traz 5 sinais para que você fique de olho na sua saúde.

Sinais de que seus hormônios podem estar desregulados

  • Dificuldade de concentração e lapsos de memória

Problemas de foco e esquecimentos frequentes nem sempre estão ligados ao excesso de informações ou cansaço mental.

O estrogênio e o cortisol desempenham um papel importante na função cognitiva. Quando há um desequilíbrio, a memória e a capacidade de concentração podem ser afetadas”, explica o especialista.

  • Baixa libido

A queda na libido pode estar relacionada a alterações nos níveis de testosterona, tanto em homens quanto em mulheres na menopausa.

Esse hormônio está ligado ao desejo sexual e à energia. Quando há uma queda nos níveis, o interesse sexual pode diminuir, além de afetar o humor e a disposição.

  • Sensação constante de frio ou calor excessivo

Se você sente muito frio, mesmo quando outras pessoas ao seu redor estão confortáveis, ou se tem ondas de calor frequentes, isso pode indicar hormônios desregulados.

O hipotireoidismo, por exemplo, pode reduzir a temperatura corporal, enquanto o hipertireoidismo pode causar calor excessivo e sudorese exagerada.

  • Inchaço frequente

O inchaço frequente pode estar ligado a desequilíbrios hormonais, especialmente nos níveis de estrogênio e progesterona. Essas oscilações afetam a retenção de líquidos, sendo comuns em períodos como a TPM e a menopausa.

Além disso, condições como hipotireoidismo também podem contribuir para o inchaço, já que a tireoide regula o metabolismo e o equilíbrio de fluidos no organismo.

  • Alterações no apetite e vontade exagerada de comer doces

Se você sente fome fora do normal ou uma vontade incontrolável de comer açúcar, pode ser um sinal de alterações na insulina ou no cortisol.

A insulina regula os níveis de glicose no sangue. Quando há resistência à insulina, o organismo pode pedir mais açúcar do que o necessário. Já o estresse crônico pode aumentar o apetite por carboidratos rápidos, como doces e pães que levam a uma sensação de prazer”, conclui Marcio.