Diástase abdominal: influenciadora viraliza com formato da barriga
Imagens da barriga durante a gestação de trigêmeos impressionam; entenda a condição
A influenciadora dinamarquesa Michella Meier-Morsi viralizou nas redes sociais ao publicar fotos suas durante a gestação de trigêmeos. O formato da barriga chamou a atenção dos seguidores. A condição é chamada de diástase.
Esse quadro acontece quando há um afastamento dos músculos retos do abdômen para comportar o novo bebê que está sendo gerado. No caso de Michella, eram três. Isso acontece em todas as gestações, o que muda é o grau de afastamento.
O que causa a diástase é o excesso da pressão intra-abdominal. É mais comum que haja um grane afastamento em gestação de múltiplos ou de fetos grandes.
A condição também pode acontecer com pessoas obesas por causa do excesso de pressão da gordura e com pessoas que levantam objetos muito pesados numa postura incorreta.
No caso da dinamarquesa, a condição foi favorecida porque ela já tinha tido uma gestação anterior de gêmeos, o que provavelmente já deixou os músculos enfraquecidos.
Exercícios de fortalecimento muscular podem ser realizados ao longo da gestação, com a supervisão de um profissional para reduzir as chances de um afastamento tão grande. Isso também ajuda a mulher a recuperar mais rapidamente o formato original da barriga após o parto.
Os bebês de Michella nasceram esta semana. Charles, Theodore e Gabriel vieram ao mundo pesando entre 2,2 kg e 2,8 kg.