Dicas para evitar dores na coluna durante viagens de férias

Por: Silvia Melo

Se você costuma ter dores nas costas, andar no carro por uma hora ou mais pode ser um verdadeiro desafio. Para aproveitar ao máximo seu passeio sem grandes desconfortos na coluna, o  ortopedista Mauricio Marteleto preparou algumas dicas que podem ajudar a preservar a saúde.

“São cuidados básicos de postura e de medidas que você pode adotar do começo da viagem até chegar ao seu destino”, afirma o ortopedista.

ijehsomwang /istock
Evite peso excessivo em malas e mochilas

O especialista esclarece que os cuidados precisam ser tomados desde a hora em que você vai carregar a mala, Se a viagem for de carro ou ônibus e você vai passar muitas horas no trânsito saiba o que tem que fazer para evitar o desgaste e as dores na coluna.

1 – O Cuidado começa pela mala

O peso da mala pode ser um grande problema para sua coluna.  Evite o peso excessivo porque ele pode exigir um esforço redobrado, portanto, não esqueça de dobrar os joelhos e manter a coluna ereta. Se vai usar mochila, evite os movimentos bruscos ou dê preferência aos modelos com rodinhas.

2 – Cuidado com a postura

Tanto no trajeto, quanto nos dias de descanso, a preocupação com a postura tem que ser constante. Evite fazer movimentos bruscos ou fora dos padrões que você costuma realizar para evitar as fisgadas na coluna. Além disso, as atividades muito intensas costumam provocar dores incômodas de fadiga muscular que persistem por alguns dias e que limitam as suas possibilidades de lazer.

3 – Olhe se a posição do banco do carro é a mais adequada

Tanto para o motorista quanto para o passageiro, a posição do banco pode ser fundamental para que você tenha ou não uma viagem tranquila. A distância correta do banco ao volante pode evitar dor nas pernas, braços e principalmente na coluna. A lombar tem que estar totalmente apoiada no encosto. Evite curvar o corpo, o banco não pode ficar nem muito atrás, nem muito na frente. Não limite os movimentos, os braços não podem ficar nem totalmente esticados nem muito dobrados.

4 – Faça paradas programadas e não deixe de fazer alongamentos

É recomendado que as paradas sejam feitas a cada duas horas. Você deve sair do carro e se movimentar um pouco. O ideal é alongar pernas e braços e você pode fazer isso de maneira bem simples, como abrir e fechar as mãos para melhorar a circulação no membro superior e em consequência melhorar também todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical. Outro alongamento indicado para essas paradas é que ajuda a aliviar a tensão e eventuais dores nas costas é a movimentação do pescoço. Mexa de um lado para o outro e faça movimentos circulares num ritmo normal. Se você repetir por cinco vezes esses movimentos já deverá ser suficiente para aliviar a tensão da viagem. A mesma recomendação serve para quem viaja de avião, trem ou ônibus. Procure andar e mexer os pés durante a viagem e, se houver parada, aproveite para descer e caminhar um pouco.

5 – Fique atentos às medidas preventivas

Alongar o corpo e fazer caminhadas durante os dias de lazer são medidas fundamentais para prevenir as dores e fazer com que suas férias sejam saudáveis também para a sua coluna. Lembre-se que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois do exercício.

Compartilhe:

1
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
2
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
3
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
4
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
5
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
6
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
7
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
8
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …