Dispositivo emergencial para casos de engasgo chega ao Brasil

Válvula é usada para retirar corpo estranho das vias aéreas das vítimas, podendo salvar vidas

Por: Redação

Aprovado pela Anvisa em junho deste ano, o aparelho para socorrer vítimas de engasgo por meio da desobstrução das vias aéreas começa a ser vendido no Brasil. O kit unitário do equipamento, com duas máscaras (uma infantil e outra adulta), é comercializado por R$ 650 no site do fabricante.

De aparência semelhante a um desentupidor, o dispositivo funciona por meio de uma válvula que cria um vácuo para a sucção do corpo estranho. De acordo com o fabricante, o manuseio do LifeVac é simples e destinado para auxiliar pessoas leigas nos primeiros socorros, quando o procedimento padrão para desengasgo falhar.

dispositivo sendo usado em boneco
Crédito: DivulgaçãoDispositivo para socorrer vítimas de engasgo começa a ser vendido no Brasil

Casos de engasgo

O engasgo é considerado uma emergência e, em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Em casos de asfixia por obstrução de vias aéreas, danos cerebrais permanentes podem ocorrer já a partir do quarto minuto, e o óbito em torno de 10 minutos. Nessa situação, prestar os primeiros socorros antes da chegada do serviço de emergência pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a sufocação e o engasgamento são a terceira principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil.

Em 2016, 826 meninas e meninos dessa faixa etária perderam a vida por esse motivo. Desse total, 636 óbitos foram apenas de bebês com menos de um ano de idade.

Ainda segundo a pasta, a incidência de óbitos causados por obstrução das vias aéreas por corpo estranho está na contramão dos demais índices que avaliam a segurança infantil: morte no trânsito, queimaduras e afogamentos apresentaram redução significativa ao longo dos últimos anos, enquanto a asfixia por obstrução das vias aéreas não segue essa tendência.

Dicas de prevenção

O site da ONG Criança Segura reúne algumas orientações e dicas para prevenir engasgamento e asfixia. Confira algumas:

Engasgo por alimento

  • Corte os alimentos em pedaços bem pequenos na hora de alimentar a criança;
  • Não dê alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes para crianças;
  • Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada. Isso ajudará a prevenir que a criança tente falar e comer ao mesmo tempo;

Momento de dormir

  • Use berços certificados pelo Inmetro e que sigam as normas de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • Verifique se as grades de proteção do berço estão fixas e se a distância entre elas não é maior do que 6 cm;
  • Bebês devem dormir em colchão firme, de barriga para cima, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta presos embaixo do colchão e os bracinhos para fora. O colchão deve estar bem preso ao berço (não mais que dois dedos de espaço entre o berço e o colchão) e sem qualquer embalagem plástica;
  • Remova do berço todos os brinquedos, travesseiros, cobertores, protetor de berço e qualquer outro objeto macio quando o bebê estiver dormindo. Isso ajuda a reduzir o risco de asfixia;
  • Adultos devem evitar dormir com bebês. Caso escolham dividir a cama, devem tomar precauções especiais, que incluem a remoção de travesseiros, edredons e qualquer outra roupa de cama macia. Devem, também, evitar o uso de bebidas alcoólicas.

Veja todos os cuidados no site da ONG Criança Segura.

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …