Distúrbios de sono podem indicar um desses problemas de saúde
Dormir desempenha um papel tão vital em nossas vidas que a forma como dormimos pode nos dizer sobre nossa saúde
Você já percebeu o quanto seu sono perde a qualidade quando você está com algum problema de saúde?
Desde levantar várias vezes para ir ao banheiro, acordar suando frio e até ficar acordado com ataques de tosse devido a um resfriado.
Tudo isso é indicativo do quão saudáveis estamos e quais dificuldades enfrentamos.
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
E como os distúrbios do sono dão sinais sobre nossa saúde?
Insônia hormonal
Uma forma de insônia, a insônia hormonal, é resultado da flutuação dos hormônios e, como os hormônios estão intimamente ligados ao ciclo do sono, se forem interrompidos, podem causar distúrbios do sono.
Além disso, se você sofre de insônia persistente, pode ter níveis baixos de melatonina. A melatonina é o hormônio produzido pelo cérebro que regula os relógios internos do corpo e o sono.
Por conseguinte, a melatonina pode diminuir com a idade e as reduções na melatonina têm sido associadas à demência, diabetes tipo 2 e flutuações de humor.
Fadiga contínua
Níveis baixos do hormônio progesterona interrompem o ciclo de sono profundo do corpo e podem causar insônia, suores noturnos e apneia do sono.
Isso ocorre porque a progesterona desempenha um papel essencial na higiene do sono, pois o hormônio acalma o cérebro e funciona como o antidepressivo natural do corpo. Além disso, estimula os receptores GABA do cérebro, proporcionando um efeito calmante ideal para dormir bem.
Diabetes
Muitas pessoas que vivem com diabetes tipo 2 apresentam perturbações do sono. Isto se deve aos níveis instáveis de açúcar no sangue, que, se muito baixos, podem causar insônia e fadiga e, se muito altos, fazer com que a pessoa urine com frequência.
A falta de sono aumenta o hormônio da fome grelina e suprime o hormônio leptina, que nos permite saber que estamos saciados.
Portanto, a privação de sono pode fazer com que uma pessoa sinta dores frequentes de fome e deseje açúcar. Isto é especialmente comum em pessoas com diabetes tipo 2.
Se a interrupção do sono estiver levando você a desejar alimentos açucarados, sentir um aumento na fome e urinar com mais frequência, o médico pode testar o diabetes realizando um exame de sangue.
Pressão alta
Estudos demonstraram que pessoas com pressão alta costumam sofrer de insônia.
A hipertensão arterial é o resultado do uso de alta força para bombear o sangue pelas veias. Isso coloca pressão sobre os vasos e pode causar dores de cabeça, dificuldades respiratórias e até dores no peito.
Se você está enfrentando insônia que simplesmente não muda, isso pode ser um sinal de que você tem pressão alta.