Doença renal policística faz rins de britânico pesarem 35kg

A condição pode acometer homens e mulheres, independente da idade

O britânico Warren Higgs, de 54 anos, passou por uma cirurgia arriscada para tratar uma condição hereditária chamada doença renal policística, que fazia seus rins pesarem 35kg juntos.

Higgs viveu com essa condição por quase 20 anos e sofria com dores constantes. Além disso, os rins expandidos já estavam esmagando seu coração, pulmões e o estômago.

Foi quando ele optou por encarar os riscos da operação. As chances de morte eram de 50%, de acordo com os médicos.

Rins de britânico pesavam 35kg
Créditos: reprodução/BBC
Rins de britânico pesavam 35kg

A cirurgia foi realizada no Hospital da Universidade de Oxford em julho deste ano e foi um sucesso.

“Nunca tinha visto nada tão grande. Acho que esses seriam os rins mais pesados a serem removidos que se tem relato em qualquer lugar do mundo”, contou o médico Sanjay Sinha à BBC.

Agora, o britânico faz diálise, enquanto aguarda na fila do transplante renal. Apesar disso, a qualidade de vida dele já melhorou muito, pois ele já consegue fazer refeições sólidas e praticar atividades físicas.

Após a cirurgia, ele teve uma mudança notável no corpo
Créditos: reprodução/BBC
Após a cirurgia, ele teve uma mudança notável no corpo

Doença renal policística

A doença renal policística é uma condição hereditária em que os rins desenvolvem colônias de cistos. Esses cistos são sacos não cancerosos cheios de fluido semelhante à água. Eles podem crescer bastante, como foi no caso do britânico, mas acabam perdendo sua função.

A condição pode acometer homens e mulheres, independente da idade. E quando não acompanhada de perto, pode ocasionar insuficiência renal crônica.

Ainda não existe um tratamento específico para a doença renal policística, apenas medicamentos para o alívio dos sintomas e o controle das complicações.