Doenças mais propensas em pessoas com depressão
Pesquisadores descobriram que algumas condições de saúde são mais comuns em pessoas com depressão. Veja os detalhes
Um estudo científico recente publicado na revista JAMA Psychiatry encontrou uma ligação significativa entre a depressão e várias outras doenças. Segundo os pesquisadores, ter depressão aumenta significativamente o risco de sofrer de 29 condições que requerem atendimento hospitalar.
Os dados foram coletados de 240.433 pacientes, do Reino Unido e da Finlândia. Embora os resultados indiquem que a depressão leva a outras condições, os cientistas também descobriram que pelo menos 12 condições levam à depressão.
Quais condições de saúde estão associadas à depressão?
As descobertas publicadas pelos pesquisadores encontraram 29 condições de saúde associadas à depressão que exigiam hospitalização. Entre estes, no entanto, havia algumas que eram mais difundidas do que outras:
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Diabetes
- Osteoartrite
- Bronquite crônica
- Distúrbios do sono
- Infecções bacterianas
- Dor nas costas
- Doença cardíaca coronária
Se as condições forem agrupadas de acordo com o sistema ou órgãos afetados, a ordem de prevalência é a seguinte:
- Distúrbios endócrinos: das 1.000 pessoas com depressão que participaram do estudo, 245 foram diagnosticadas com distúrbios endócrinos, como diabetes.
- Distúrbios musculoesqueléticos: ocorreram em 91 de 1.000 pessoas com depressão. Entre elas estão as dores lombares.
- Doenças do aparelho circulatório: foram registradas em 86 em cada 1000 pessoas que sofrem de depressão.
De acordo com uma publicação, as pessoas em estado de depressão experimentam o aparecimento concomitante de outros transtornos do humor, como a ansiedade.
Além disso, se for um paciente com pressão alta, haverá mais dificuldade em controlá-la. Pior: há um risco elevado de abuso de substâncias e tentativas de suicídio.
O que explica essas doenças?
O que provoca essas outras doenças em pessoas deprimidas envolve vários mecanismos. Os pesquisadores sabem, por exemplo, que as pessoas deprimidas são mais propensas a desenvolver Alzheimer no futuro. Supõe-se que isso se deva ao fato de que o estado depressivo geraria substâncias inflamatórias capazes de danificar os neurônios.
A ciência também já encontrou uma relação entre a depressão e o diabetes. Estudos apontam que o estilo de vida de pessoas deprimidas seja o fator responsável. Isso porque, essas pessoas tendem a ser mais sedentárias e a seguir uma dieta com maior percentual de gorduras saturadas e açúcares simples.
Já com relação a doenças cardíacas, o estresse parece ser a causa. Isso acontece porque depressão ativa mecanismos de oxidação celular, que afetariam o músculo cardíaco e os vasos sanguíneos que o alimentam.