Dois ingredientes presentes em muitos alimentos aumentam risco de morte
Sorvete, pães de forma, carne processada, chocolate e até goma de mascar fazem parte do grupo de alimentos que carregam esses químicos
Os alimentos ultraprocessados, que normalmente contêm cinco ou mais ingredientes, há muito são criticados por seus altos níveis de sal, gordura, açúcar e aditivos artificiais. Agora, um estudo sugere que esses alimentos podem aumentar o risco de desenvolver doenças graves e morte precoce.
O problema estaria em dois aditivos químicos presentes em muitas listas de ingredientes alimentares que podem causar obesidade diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.
Segundo um panorama da BBC, esses químicos perigosos são em especial os emulsificantes e o aspartame.
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- Por que este tipo de alimento está associado à insônia?
- Pão faz mal? Mitos e verdades sobre seu impacto na alimentação
- 3 tipos de câncer tem relação com consumo de ultraprocessados, diz estudo
1. Emulsificantes
Os emulsificantes estão presentes em muitos alimentos ultraprocessados e funcionam como a cola que ajudam a estabilizar misturas de água e óleo, impedindo que se separem.
As substâncias também melhoram a aparência e a textura dos alimentos e ajudam a prolongar a vida útil dos alimentos menos processados.
Um novo estudo francês, da Universidade Sorbonne Paris Nord, encontrou associações significativas entre a ingestão de emulsificantes e o aumento do risco de câncer em geral – principalmente câncer de mama – e de doenças cardiovasculares.
Alimentos que contêm emulsificantes: Pastas com baixo teor de gordura, sorvete, margarina, molhos para salada, manteiga de amendoim e chocolate.
2. Aspartame
O aspartame é um adoçante artificial de baixa caloria, encontrado em muitas bebidas e alimentos dietéticos.
Embora o adoçante continue popular, vários estudos o vincularam a problemas de saúde.
No mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, embora as evidências não sejam conclusivas, que o uso prolongado de adoçantes como o aspartame pode aumentar o risco de “diabetes tipo 2, doenças cardíacas e mortalidade”.
Alimentos e bebidas que contêm aspartame: cereais, sobremesas congeladas, gomas de mascar sem açúcar, refrigerantes diet e cafés instantâneos.