Dor lombar: universidade abre vaga para tratamento gratuito
Tratamento é voltado para pacientes idosos
A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) anuncia 11 vagas para tratamento gratuito de idosos que sofrem com dor lombar. As inscrições devem ser feitas até 15 de julho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
O tratamento, que acontece no campus Tatuapé, é voltado para pacientes entre 65 e 85 anos que apresentam este tipo de problema. O acompanhamento é feito pelos professores e alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da universidade.
Conhecida também como lombalgia, a dor na lombar não é considerada uma doença, e sim um sintoma de um problema maior na coluna, que pode ser crônico ou não. No Brasil, cerca de 13% da população sofre de lombalgia, a segunda condição de saúde mais comum no país, ficando atrás apenas de hipertensão arterial.
- 6 tipos de depressão, seus sintomas e como identificar
- Atividade simples que ajuda a aliviar dor na coluna, segundo estudo
- Artrose: 5 tipos de tratamento mais comuns para o joelho
- Os sintomas dos diferentes tipo de depressão para ficar atento
Os sintomas são recorrentes durante a terceira idade por causa do processo de envelhecimento que causa modificações no funcionamento e na estrutura do corpo, principalmente na coluna vertebral.
Entre os fatores de risco, o sedentarismo é o mais frequente. Isso porque sem exercícios, a musculatura lombar e os ligamentos tendem a ficar mais fracos, propiciando o aparecimento de dores ao levantar objetos ou girar o tronco, por exemplo.
Tipos de Lombalgia
De acordo com site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre, há dois tipos de lombalgia: aguda e crônica. A aguda é quando a dor tem duração de quatro a seis semanas e a crônica é quando os sintomas extrapolam 12 semanas. Cerca de 65-90% dos adultos sofrerão um episódio de lombalgia aguda ao longo da vida, com pico de incidência ocorrendo entre os 35-55 anos de idade.
As lombalgias agudas geralmente ocorrem após um esforço físico excessivo levando o paciente a sentir uma sensação de coluna travada. Cerca de 90% dos pacientes com dor lombar aguda apresentam melhora da dor em 4 semanas e apenas 2-7% evoluirão para sua forma crônica.
A dor crônica ocorre em qualquer idade e em aproximadamente 75-85% dos pacientes que se afastam do trabalho ela se torna recorrente.
Serviço:
Tratamento de dor lombar para idosos
Local: Unicid – Campus Tatuapé – Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé, São Paulo
Requisitos: pacientes com dor lombar com idade entre 65 e 85 anos
Prazo: 15 de julho ou até o preenchimento das vagas
Inscrições: pelo (11) 2178-1240, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.