Dor nas costas persistente pode ser um dos sintomas de câncer agressivo
Esse sintoma pode ser inespecífico e relacionado a outras condições, o que acaba não chamando a atenção para algo grave
A dor nas costas pode ter inúmeras origens, mas poucas pessoas sabem que pode ser sinal de um câncer de pâncreas, um dos mais agressivos.
A dor pode aparecer na parte média ou superior das costas ou na parte superior do abdômen (barriga) e vai e vem.
No início, essa dor pode ser de baixa intensidade e tende ficar mais forte com o passar do tempo.
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
Essa dor provavelmente é causada por um tumor que se formou no corpo ou na cauda do pâncreas porque ele pode pressionar a coluna.
O que é o câncer de pâncreas?
O câncer de pâncreas é uma doença que ocorre quando células malignas se formam nos tecidos do pâncreas, um órgão localizado atrás do estômago que desempenha funções fundamentais na digestão e no controle dos níveis de açúcar no sangue.
O tipo mais comum de câncer de pâncreas é o adenocarcinoma pancreático, que começa nas células que revestem os ductos do pâncreas.
Esse tipo de câncer tende a crescer rapidamente e se espalhar para outras partes do corpo, tornando-o um dos tipos mais agressivos e difíceis de tratar.
Sintomas do câncer de pâncreas
Os sinais e sintomas do câncer de pâncreas muitas vezes não são evidentes nos estágios iniciais, o que pode atrasar o diagnóstico. Quando os sintomas surgem, eles podem incluir:
- Dor abdominal ou nas costas: a dor pode começar de forma leve, mas se intensificar conforme o tumor cresce e pressiona órgãos vizinhos.
- Icterícia: amarelamento da pele e dos olhos, causado pelo bloqueio do ducto biliar pelo tumor, resultando no acúmulo de bilirrubina.
- Perda de peso inexplicada sem uma causa aparente.
- Náusea e vômitos, que podem ocorrer quando o tumor bloqueia parte do trato digestivo.
- Fezes de cor clara ou urina escura, que têm relação com o bloqueio do ducto biliar.
- Sensação de cansaço extremo.
- Diabetes recente: o câncer de pâncreas pode afetar a produção de insulina, levando ao desenvolvimento de diabetes em alguns pacientes.
O câncer de pâncreas tem um prognóstico desafiador, e as chances de cura dependem principalmente do estágio em que a doença é diagnosticada.
Quando diagnosticado em estágios iniciais, enquanto o tumor ainda está restrito ao pâncreas, a cirurgia pode oferecer uma chance de cura.
No entanto, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos, tornando o tratamento mais difícil.
Outros cânceres que podem provocar dor nas costas
- câncer de pulmão
- câncer de mama
- câncer de próstata
- câncer colorretal
No câncer de pulmão, quando ele se espalha (metástase) para a coluna vertebral, pode causar dor nas costas, especialmente na região torácica (parte média das costas). No câncer de mama, câncer de próstata e colorretal, a dor também aparece quando há metástase para os ossos, incluindo a coluna vertebral.