Dos lábios às solas dos pés: lugares incomuns onde este tipo de câncer se instala
Esse tipo câncer pode ocorrer basicamente em qualquer lugar do corpo
O câncer de pele é um dos cânceres mais comuns no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, serão registrados 27 milhões de casos novos, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer.
Dados os números alarmantes, é importante nos educarmos sobre a doença e entender o tipo de impacto que ela pode ter em nosso corpo. A pele, sendo o maior órgão do corpo, as células cancerígenas podem se desenvolver em qualquer lugar.
Embora pintas incomuns ou crescimentos anormais no rosto, pescoço, braços ou mãos sejam mais perceptíveis, é igualmente importante manter um controle sobre áreas do corpo frequentemente esquecidas. Algumas delas estão listadas abaixo:
- Os dois maiores inimigos do cérebro na era moderna
- É possível cortar cebolas sem chorar! Confira as dicas de quem entende do assunto
- 5 filmes que você assistiu na ‘Sessão da Tarde’ e não lembra o nome
- Vilarejo em MG é refúgio ideal para curtir o inverno na Serra da Mantiqueira
Áreas inesperadas para o desenvolvimento do câncer de pele
Lábios
O câncer de pele pode ocorrer nos lábios. Esses são principalmente carcinomas de células escamosas, que se desenvolvem nas camadas externas da pele e também podem ocorrer na boca, garganta, seios nasais e nariz. De acordo com WebMD, o lábio inferior tem cerca de 12 vezes mais probabilidade de ter câncer de pele do que o lábio superior.
Os fatores de risco comuns incluem exposição ao sol e uso de tabaco. É aconselhável que as pessoas fiquem atentas a qualquer ferida ou caroço no lábio que não cicatrize, dor, formigamento ou dormência e sangramento.

Pálpebras
Outra área inesperada para desenvolver câncer de pele são as pálpebras — o tipo mais comum é o carcinoma basocelular. Eles geralmente são causados pela exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) da luz solar ou devido a mutações genéticas nas células basais. A boa notícia é que os cânceres de pálpebra são tratáveis e podem ser removidos cirurgicamente. Pode se tornar sério se o câncer começar nas células escamosas, que estão mais próximas da superfície da pele e, portanto, podem crescer mais rapidamente e se espalhar para os tecidos próximos.
Solas dos pés
As solas dos pés também podem ser uma área potencial para o desenvolvimento de câncer de pele. Pode ocorrer na forma de carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular ou melanoma maligno. O melanoma maligno é o tipo mais sério de câncer de pele que pode afetar os pés. Os sintomas comuns incluem uma pinta nova ou em mudança, uma mancha vermelho-rosada de crescimento, uma massa de crescimento rápido ou uma ferida que não cicatriza e que parece uma úlcera diabética.
Sob as unhas
Pode ser uma surpresa para você, mas o câncer de pele também pode ocorrer sob a unha, também chamado de melanoma subungueal ou melanoma da unidade ungueal. Embora raro, esse tipo de câncer de pele pode ser sério. Alguns dos sinais comuns incluem irregular pigmentação, espessamento, rachadura das unhas, dor e inflamação e inchaço ao redor das unhas.
Couro cabeludo
O câncer de pele que se desenvolve na cabeça ou couro cabeludo é mais comumente carcinoma basocelular. Você pode identificá-lo a partir de um novo crescimento, uma mudança em uma pinta existente ou uma ferida que não cicatriza. Novamente, a exposição ao sol é a principal causa desse tipo de câncer de pele. Outros fatores de risco incluem pele, cabelo e olhos claros; histórico familiar de câncer de pele; e idade.