Durante sexo, homem é contaminado por amebíase

Por: Redação | Comunicar erro

Transmissão nada comum deixa especialistas intrigados com o caso de um francês que contraiu amebíase. O fato chegou a ser publicado no periódico BMJ Case Reports.

O parasita se alojou no corpo do homem que não tinha saído da França, sendo que essa doença é originária de países tropicais. Normalmente o contagio se dá por meio de alimentos ou água contaminada por fezes humanas. O que aconteceu foi que a esposa dele viajou para Índia, Birmânia, Vietnã e Laos onde há pouco saneamento básico, só que ela não chegou a apresentar sintomas.

Especialistas concluíram que o homem de 67 anos foi infectado pelo parasita durante a relação sexual, uma transmissão nada comum. Por meio do sexo anal ou o contato da boca com essa região pode sim ser a responsável pelo contagio.

Crédito: IstockSintomas da amebíase são diarreia, gases, fezes com muco e sangue, infecções intestinais, além de pus no fígado.

A falta de higiene faz com que a doença se prolifere. Recomenda-se sempre lavar as mãos após o ato sexual, ou mexer na região do ânus.

Os sintomas da amebíase são diarreia, gases, fezes com muco e sangue, infecções intestinais, além de pus no fígado.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
2
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
3
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
4
04:28
Os principais sinais de que ansiedade está afetando sua saúde
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
5
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
6
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
7
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
8
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.