Durante sexo, homem é contaminado por amebíase

Por: Redação | Comunicar erro

Transmissão nada comum deixa especialistas intrigados com o caso de um francês que contraiu amebíase. O fato chegou a ser publicado no periódico BMJ Case Reports.

O parasita se alojou no corpo do homem que não tinha saído da França, sendo que essa doença é originária de países tropicais. Normalmente o contagio se dá por meio de alimentos ou água contaminada por fezes humanas. O que aconteceu foi que a esposa dele viajou para Índia, Birmânia, Vietnã e Laos onde há pouco saneamento básico, só que ela não chegou a apresentar sintomas.

Especialistas concluíram que o homem de 67 anos foi infectado pelo parasita durante a relação sexual, uma transmissão nada comum. Por meio do sexo anal ou o contato da boca com essa região pode sim ser a responsável pelo contagio.

Crédito: IstockSintomas da amebíase são diarreia, gases, fezes com muco e sangue, infecções intestinais, além de pus no fígado.

A falta de higiene faz com que a doença se prolifere. Recomenda-se sempre lavar as mãos após o ato sexual, ou mexer na região do ânus.

Os sintomas da amebíase são diarreia, gases, fezes com muco e sangue, infecções intestinais, além de pus no fígado.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
2
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
3
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
5
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
6
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …
7
03:44
Tive a minha primeira vez, e agora?
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala neste vídeo o quão importante é fazer uma consulta ginecológica após perder …
8
02:32
O que você precisa saber sobre a vacina da gripe
A gripe pode matar? A vacina da gripe é para qualquer idade? Hoje o Dr. Gonzalo Vecina tira essas e outras …