É assim que ocorrem as deficiências de vitaminas
Diferentes fatores, incluindo restrições alimentares e problemas de absorção de nutrientes, podem gerar carência vitamínica
Uma razão comum para a falta de vitaminas é uma dieta restrita e pobre em variedade e qualidade de nutrientes. Por exemplo, se você raramente cozinha alimentos frescos e não come vegetais suficientes no restaurante, pode desenvolver uma deficiência de vitaminas por um longo período de tempo.
Mas uma dieta muito rigorosa para emagrecer, por exemplo, pode ter efeitos negativos no equilíbrio vitamínico. Os jejuns e, sobretudo, as dietas zero podem negligenciar a ingestão de micronutrientes bem importantes.
Alimentos ultraprocessados e de preparo rápido, que estão se tornando cada vez mais populares, também podem causar problemas semelhantes.
- Erro comum atrapalha perda de peso; entenda os motivos
- Estudo revela 6 frutas que ajudam no ganho de massa muscular
- O poder de 4 frutas para o rejuvenescimento da pele
- Sinais de TDAH em crianças: quando a birra é mais do que parece
Outro possível gatilho é o aumento da necessidade de vitaminas. Isso afeta pessoas expostas a muito estresse físico ou emocional por um longo período de tempo, que ainda estão fase de crescimento, que estão grávidas ou amamentando.
As pessoas que fumam e bebem álcool regularmente também podem ter uma necessidade aumentada de vitaminas.
Também é importante citar que algumas doenças agudas e crônicas estão entre as causas mais graves de deficiência de vitaminas. Câncer, insuficiência renal ou hepática, diabetes, intolerância ao glúten e doenças do sistema digestivo são apenas alguns exemplos. Em qualquer caso, é imprescindível procurar um atendimento médico ou com um nutricionista.
Como saber se tenho alguma deficiência de vitamina?
A falta de vitaminas gera diversos sintomas no corpo. Mas são sintomas inespecíficos, por isso, ao desconfiar de deficiência vitamínica é importante consultar um profissional de saúde e pedir exames de sangue.
Veja abaixo alguns sinais de que seu organismo está com alguma baixa de vitamina.
- anemia
- dores de cabeça
- fraqueza muscular
- perda de apetite
- tontura
- fadiga
- distúrbios de coordenação
- humor depressivo