É isso que acontece com seu corpo quando você come feijão diariamente
Se você gosta de feijão, fique tranquilo, pois adicionar essa leguminosa na sua dieta supera de longe a desvantagem
O feijão é uma potência repleta de vitaminas, minerais e fitoquímicos. Mas o que realmente eleva esse grãos a um nível acima é sua combinação única de proteína vegetal e fibra solúvel, que contribui para normalizar os níveis de colesterol.
Se você não é apaixonado por feijão ou está procurando mais maneiras de adicioná-los à sua dieta, veja o que você precisa saber.
O impacto do feijão na saúde
Pode ajudar a manter um peso saudável
A dupla mágica de proteína e fibra do feijão tem múltiplos benefícios, incluindo controle de peso. Se você inclui mais desses nutrientes em sua dieta, isso irá promover a saciedade e ajudar a mantê-lo satisfeito por períodos mais longos.
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
Recentemente, um estudo da Nutrients de 2023 com 15.185 pessoas descobriu que, ao longo de uma década, pessoas que comiam feijão com mais frequência ganharam menos peso e gordura da barriga, em comparação com pessoas que não comiam feijão.
Melhora da saúde intestinal
Seu intestino está repleto de bactérias que ajudam a proteger contra doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, doenças inflamatórias intestinais e câncer. Mas, para superar as bactérias intestinais causadoras de doenças – esses microrganismos precisam de fibra como combustível.
A decomposição da fibra por boas bactérias produz ácidos graxos de cadeia curta, que demonstraram ajudar a aumentar a imunidade e reduzir a inflamação. Em última análise, isso significa que a fibra do feijão pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças.
Ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca
O feijão é uma das melhores fontes de fibra solúvel, que naturalmente reduz o colesterol. Ele também é repleto de potássio regulador da pressão sanguínea, um mineral que poucos de nós consomem o suficiente.
Bomba de nutrientes
O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia. Além disso, é rico em nutrientes essenciais, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom funcionamento do intestino e no controle dos níveis de colesterol e glicose do sangue).
Pode causar gases
Além da fibra, o feijão contém oligossacarídeos, um tipo de açúcar natural que não podemos digerir totalmente. Então, sim, eles podem causar gases se o seu sistema digestivo não estiver acostumado com eles. Uma maneira de reduzir esse problema é deixá-lo de molho por pelo menos 12 horas antes de cozinhá-lo.