Ciência comprova que deixar feijão de molho faz bem para saúde

Prática comum das nossas avós foi experimentada e aprovada por especialistas

A crença popular está certa e foi comprovada cientificamente
Créditos: LauriPatterson/istock
A crença popular está certa e foi comprovada cientificamente

O truque de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo tem um porquê. Além de ajudar no processo de cozimento, isso livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água.

A prática, que é de conhecimento popular, foi comprovada pela ciência. Um estudo  feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo e da Embrapa Arroz e Feijão descobriu que o período de tempo mais indicado para deixá-lo descansar em água é entre 8 e 12 horas. Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho.

Entre essas substâncias eliminadas com a água, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino e que provocam gases.

O recomendável é deixar o feijão de molho por no mínimo 8 horas
Créditos: 200mm/istock
O recomendável é deixar o feijão de molho por no mínimo 8 horas

Ao eliminar esses elementos, o organismo consegue assimilar mais facilmente alguns nutrientes, como proteínas e minerais. Por isso, o estudo indica que esse processo pode ajudar na saúde das pessoas.

Os pesquisadores ainda acreditam que os diferentes tipos de feijão precisam descansar na água por tempos diferentes, mas não foi possível provar isso.