Ciência comprova que deixar feijão de molho faz bem para saúde

Prática comum das nossas avós foi experimentada e aprovada por especialistas

Por: Redação Comunicar erro
panela com feijão fresco
Crédito: LauriPatterson/istockA crença popular está certa e foi comprovada cientificamente

O truque de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo tem um porquê. Além de ajudar no processo de cozimento, isso livra o alimento dos chamados antinutrientes, que ficam dissolvidos na água.

A prática, que é de conhecimento popular, foi comprovada pela ciência. Um estudo  feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo e da Embrapa Arroz e Feijão descobriu que o período de tempo mais indicado para deixá-lo descansar em água é entre 8 e 12 horas. Logo após esse tempo, é muito importante descartar essa água do remolho.

Entre essas substâncias eliminadas com a água, estão a rafinose e a estaquiose, tipos de oligossacarídeos que causam desconforto intestinal ao serem fermentados no intestino e que provocam gases.

travessa com feijão
Crédito: 200mm/istockO recomendável é deixar o feijão de molho por no mínimo 8 horas

Ao eliminar esses elementos, o organismo consegue assimilar mais facilmente alguns nutrientes, como proteínas e minerais. Por isso, o estudo indica que esse processo pode ajudar na saúde das pessoas.

Os pesquisadores ainda acreditam que os diferentes tipos de feijão precisam descansar na água por tempos diferentes, mas não foi possível provar isso.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …