É isso que acontece com seu corpo quando você segura flatulências
Entenda o que pode acontecer com quem tem o hábito de segurar os peidos
No mundo de hoje, onde quase tudo é compartilhado, há um ato natural que muitos preferem manter em particular: os gases, ou melhor, os puns ou peidos.
Embora às vezes possa ser constrangedor liberá-lo em público, segurar e abafar as flatulências pode levar a uma série de consequências físicas desconfortáveis e dolorosas.
As flatulências são um subproduto natural dos processos digestivos do corpo, produzidos por gases liberados por bactérias em seu intestino, bem como pelo ar que você ingere. Quando esses micróbios decompõem e metabolizam os alimentos que você consome, eles liberam gases sulfurosos, responsáveis pelo mau cheiro.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Estes 7 itens são proibidos de usar no micro-ondas! Conheça alguns cuidados essenciais na cozinha
- Estas 3 frutas ajudam a reduzir a retenção de líquidos, segundo a ciência
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
Quando abafar, quando soltar
Esses gases acumulam e passam pelo sistema digestivo antes de serem liberados pelo reto. No entanto, é possível evitar a liberação imediata desses gases ao tensionar o esfíncter anal, segurando até que seja mais conveniente.
Embora fazer isso de vez em quando possa ser inofensivo e até considerado educado, reter as flatulências com frequência pode causar vários problemas.
Efeitos colaterais de segurar o peido
Os efeitos colaterais de segurar o peido podem variar desde gases bucais até problemas digestivos mais sérios e dor. Veja quais podem ser esses efeitos:
- Gases bucais – Uma das reações mais estranhas ao segurar as flatulências são as gases bucais. Quando se impede uma flatulência de sair, parte do gás acumulado no reto consegue passar através da parede intestinal e ser reabsorvido na corrente sanguínea. A partir daí, ele pode ser excretado ao expirar pelos pulmões, causando uma liberação inodora na boca. Segurar por muito tempo significa que o excesso de gases intestinais acabará escapando de forma incontrolável.
- Inchaço – O acúmulo de gás em seu intestino pode também ocasionar outro efeito colateral: o inchaço. Isso faz com que o estômago inche e cause uma sensação de desconforto semelhante à sensação de estar muito cheio.
- Indigestão – A indigestão pode ser outra consequência a médio prazo de segurar os gases. A dispepsia causa dor ou desconforto na parte superior do abdômen.
- Refluxo – Quando se sente dor por indigestão no alto do esterno, chamamos de refluxo ácido. Isso acontece quando o ácido do estômago sobe em direção à garganta, o que também pode deixar um gosto ácido desagradável na boca.
- Diverticulite – Segurar os gases pode causar a formação de bolsas de ar dentro do trato digestivo. Se estas se inflamam, podem desenvolver a condição conhecida como diverticulite. Se não tratada, a diverticulite pode ser grave e causar infecção.
- Hemorroidas – Dependendo da quantidade de gases acumulados no abdômen, há risco de aumento da pressão arterial nas veias no entorno do ânus, provocando a formação de hemorroidas.
Então, como lidar com os peidos?
Embora possa ser constrangedor, é importante permitir que seu corpo funcione como a natureza planejou. Pois a produção de gases não só é natural, como também necessária para o bom funcionamento do organismo.
Se perceber a necessidade de liberar gases enquanto estiver em um ambiente cheio, ao invés de reprimir, a melhor opção para a saúde é pedir licença e se encaminhar ao banheiro ou algum lugar mais reservado para fazer isso.