Mau hálito: conheça 7 alimentos que podem ser aliados nesta luta

Se a halitose for recorrente, o ideal é procurar rapidamente um dentista

Na maior parte das vezes, o mau hálito é provocado pela falta de uma higiene bucal mais bem feita, especialmente a da lingua, mas, em alguns casos, como quando você está muito atrasado e não pôde escovar os dentes, alguns alimentos podem se tornar aliados e ajudar a deixar sua boca mais agradável.

Maçã está entre os alimentos que ajudam a eliminar o mau hálito
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Maçã está entre os alimentos que ajudam a eliminar o mau hálito

Antes de apresentar sete deles, um lembrete, do site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre: de acordo com a dentista Michelle Davanço, especializada em estomatologia e profissional da Clínica Steticlin, muitas vezes, a halitose torna-se tão habitual que o portador nem a percebe mais. Assim, fique atento se receber alguma indireta dos colegas (ou uma direta!) e procure um dentista.

1. Maçã, cenoura e pepino

Quando comidos crus e com casca, a maçã, a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Isso impede o acúmulo de bactérias e evita possíveis odores indesejados.

O resultado é imediato e você pode fazer o seguinte teste: consuma algum deles quando sentir seus dentes mais ásperos, sinal de formação de placa bacteriana. Depois de comê-los, passe a língua novamente por eles e os sentirá bem mais lisinhos.

2. Gengibre

Antioxidante, anticoagulante e, também, um ótimo adstringente natural. Eis algumas das característias do gengibre. Experimente levar balinhas de gengibre na bolsa ou acrescentá-lo às refeições como uma estratégia para combater o mau hálito.

3. Iogurte natural sem açúcar

Umas das causas do mau hálito está no alto nível de gás sulfídrico no nosso corpo. E o que isso significa? Ele aparece com os processos metabólico anaeróbicos _ que ocorrem na ausência de ar _ no organismo! O iogurte natural sem açúcar é um grande aliado nesses casos, já que reduz os níveis desse gás, que tem um cheirinho nada agradável (lembra o do ovo podre…).

Leia a íntegra da reportagem.

  • Veja também: