É por isso que você não deve guardar sua escova de dente no banheiro

Dentista explica por que o banheiro pode não ser o local mais seguro para guardar sua escova de dentes; entenda o alerta

A maioria das pessoas guardam a escova de dente no banheiro, certo? Parece a coisa mais lógica a fazer.

Contudo, alguns dentistas já desafiaram essa crença comum com declarações surpreendentes: o banheiro pode ser, na verdade, o pior lugar para guardar as escovas de dentes.

Os perigos de deixar a escova de dente no banheiro
Créditos: iStock/Valentyna Yeltsova
Os perigos de deixar a escova de dente no banheiro

Por que o banheiro pode ser perigoso para sua escova?

Recentemente, viralizou um vídeo do Dr. Jordan Brown, um dentista norte-americano que é famoso no TikTok por dar dicas aos seguidores.

No conteúdo, o dentista explicou por que o banheiro, à primeira vista um lugar prático para guardar nossas escovas de dentes, pode não ser o lugar mais seguro.

Sua explicação chocou muitos espectadores e gerou um debate online. O vídeo viralizou rapidamente e acumula mais de 1 milhão de visualizações.

Os perigos invisíveis da descarga sanitária

O principal problema, de acordo com Brown, está na descarga do vaso sanitário. Quando acionada com a tampa da bacia aberta, a descarga pode espalhar bactérias fecais por todo o ambiente do banheiro.

Isso contaminaria não apenas as superfícies, mas também objetos como toalhas, sabonetes e, particularmente, a escova de dente.

Dar descarga com a tampa da privada aberta é prejudicial
Créditos: iStock/fcafotodigital
Dar descarga com a tampa da privada aberta é prejudicial

O dentista alerta que a presença de matéria fecal nas escovas de dente é uma realidade desconfortável, mas real, para aqueles que as mantêm no banheiro.

Ademais, ele ressalta que não importa o quão limpo possa parecer o ambiente, a proximidade com o vaso sanitário inevitavelmente torna o banheiro um local de risco para a higienização bucal.

Ainda segundo Brown, os aerossóis usados para perfumar o banheiro apresentam um risco adicional. Pois, os produtos, quando utilizados, podem contribuir para a propagação das bactérias pelo local, potencializando a contaminação da escova.

Então, qual o local correto para guardar a escova?

De frente para este desafio de higiene bucal, Brown oferece algumas recomendações:

  • A primeira é guardar a escova de dente em outro ambiente, longe do banheiro – no quarto, por exemplo.
  • Para quem prefere manter a escova no banheiro, ele sugere fechar a tampa do vaso sempre que for dar descarga e usar capas para proteger as cerdas da escova. Ou guardar o objeto dentro de um armário de banheiro.
  • Recomenda-se também que cada pessoa tenha sua escova separada uma da outra para evitar a contaminação cruzada.
  • E, por fim, é sempre bom lembrar: a escova deve ser trocada a cada três meses e os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes ao dia.

O alerta levanta uma questão vital sobre higiene bucal que é muitas vezes negligenciada. Portanto, pense duas vezes antes de deixar sua escova de dentes no banheiro.