Em SP, Bancos de Leite estão com estoque baixo e pedem ajuda

Por: Catraca Livre

O Brasil é considerado referência na doação de leite materno, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). São 221 Bancos de Leite Humano (BLH), 199 postos de coleta e 171 mil mulheres doadoras, de acordo com o Ministério da Saúde.

No entanto, de vez em quando maternidades ficam com estoque baixo, prejudicando o atendimento aos recém-nascidos que precisam. Três hospitais municipais de São Paulo estão com quantidade abaixo do indicado para o uso nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatais.

Três hospitais em São Paulo estão com estoque de leite materno abaixo do necessário e pedem doações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto precisa mensalmente de 45 litros de leite materno em estoque, porém conta com aproximadamente 20 litros no momento.

O Hospital Municipal do Campo Limpo também apresenta um déficit de cerca de 25% do seu volume regular. Já o Hospital e Maternidade Cachoeirinha, para continuar com estoque suficiente para atender às demandas, é preciso um aumento de 30% na coleta.

Os Bancos são de extrema importância porque suprem a demanda dos recém-nascidos prematuros e que ficam na UTI. Antes de ser oferecido, o leite doado é devidamente pasteurizado, por questões de segurança.

Você é lactante e pode contribuir? Leia abaixo todas as informações a respeito.

  • DOAÇÃO DE LEITE

É importante destacar que, para a doação do leite materno, a mulher deve seguir alguns procedimentos e procurar um Banco de Leite Humano (BLH) especializado. Não é recomendado que o leite seja oferecido diretamente a uma outra criança.

Contraindicada formalmente pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação cruzada, como é conhecida esta prática, traz diversos riscos ao bebê, podendo transmitir doenças infectocontagiosas.

O leite doado para os Bancos de Leite Humano ajudam os recém-nascidos prematuros e internados nas UTIs neonatais.

De acordo com a legislação RDC Nº 171, as mulheres que desejam doar precisam estar saudáveis, atendendo alguns requisitos:

• Não fumar
• Não usar álcool ou drogas ilícitas
• Não tomar medicamentos incompatíveis com a amamentação
• Apresentar exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde

Os Bancos fazem um cadastramento cuidadoso das doadoras justamente para avaliar se há alguma restrição. Como o leite é destinado a prematuros ou pacientes de UTIs neonatais, há um controle rígido da saúde da doadora.

Para doar, é preciso ainda tomar alguns cuidados para evitar que haja contaminação. Clique aqui e conheça o passo a passo para a coleta adequada.

Quer saber onde tem um Banco perto de você? Clique aqui ou acesse o site Doe Leite Materno e consulte.

Em São Paulo, desde 2012, existe um programa de Coleta de Leite Humano Domiciliar, que conta com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) com o slogan “Doar Leite Materno Salva Vidas”. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

Lactantes que desejam doar leite materno para os Bancos de Leite podem ir pessoalmente ou ainda contar com o atendimento à domicílio.

O programa atua na retirada do leite doado na residência das doadoras e, na ambulância, vai sempre uma funcionária da enfermagem do BLH e todo equipamento adequado para o armazenamento do leite.

Confira abaixo os contatos dos hospitais que realizam a coleta:

Hospital Maternidade Prof. Dr. Alípio Correa Netto
Fone: 3394-8046

Hospital Municipal Campo Limpo
Fone: 3394-7693

Hospital e Maternidade Cachoeirinha
Fone: 3986-1011

Em São Paulo, alguns hospitais fazem a coleta domiciliar para abastecer os estoques do Banco de Leite. Consulte.

Respeitando os mesmos critérios, o Distrito Federal também oferece o serviço de coleta de leite materno. Para acionar, disque 160, opção 4. A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros, que recolhe nas casas o leite doado.

Leia mais:

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.