Enfermeira confunde frascos e vacina bebê contra covid-19
Criança está sendo monitorada, mas até agora não apresentou nenhum efeito colateral
Um bebê de seis meses de idade recebeu por engano uma dose da vacina contra covid-19. O caso foi relatado na imprensa do Chile, onde o incidente aconteceu.
A criança foi levada a um centro de saúde da cidade de Villarica, na região de Araucanía, para tomar as vacinas que correspondem à sua idade, porém, a enfermeira administrou por engano uma dose da CoronaVac.
Segundo a mãe do bebê, o erro pode ser devido ao fato de as diferentes vacinas que deveriam ser administradas naquele dia estarem armazenadas juntas na mesma geladeira.
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Quais vacinas são obrigatórias para viajar para a Europa? Confira regras atualizadas
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
- Surto de coqueluche alerta para importância da vacinação
Ao perceber a confusão, a família notificou o Secretaria Regional de Saúde, que tomou as medidas de controle e observação da criança.
De acordo com as autoridades de saúde do país, o bebê não apresentou nenhum efeito colateral grave até agora. A criança está em casa e segue sendo acompanhada.
O caso preocupa porque ainda não existem testes conclusivos que apontem para segurança de vacinas contra covid-19 em crianças.
As vacinas desenvolvidas contra a covid-19 são dirigidas a maiores de 16 anos, já que não se conhece os efeitos que essas imunizações poderiam causar em crianças mais novas.