Estudo identifica a ordem do aparecimento dos sintomas da covid-19

Pesquisadores defendem que conhecer essa ordem pode fazer com que os pacientes  procurem atendimento mais cedo

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Qual é o primeiro sintoma que aparece quando uma pessoa é infectada pelo novo coronavírus? Essa foi uma das perguntas que um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) buscou responder. Com base nas análises de 55 mil casos, os pesquisadores encontraram uma possível ordem do aparecimento dos sintomas.

São eles: febre em primeiro lugar, depois é comum aparecer a tosse, seguida pelas dores musculares e, por último, aparece a náusea ou vômito e, em alguns casos, diarreia.

ordem dos sintomas da covid-19
Crédito: Graphixchon/istockPesquisadores encontraram uma possível ordem do aparecimento dos sintomas

Os autores do estudo defendem que conhecer a ordem dos sintomas de covid-19 pode fazer com que os pacientes  procurem atendimento mais cedo ou se isolem o quanto antes, evitando transmitir o vírus para mais pessoas.

Além disso, a informação poderia ajudar os médicos a descartar outras doenças.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


“O trato gastrointestinal superior (ou seja, náusea / vômito) parece ser afetado antes do trato gastrointestinal inferior (ou seja, diarreia) em casos de covid-19, que é o oposto de MERS e SARS”, escreveram os cientistas.

Sintomas mais comuns

Um outro estudo recente sobre a covid-19 listou os 11 sintomas mais comuns entre os brasileiros. Os dados foram colhidos em um estudo que envolveu 31.869 pessoas de 133 cidades de todos os estados.

No topo da lista de sintomas relatados aparece a dor de cabeça, seguida de perda de olfato ou paladar. Na sequência, vêm febre, tosse e dor no corpo. Um sintoma pouco relacionado à covid-19, mas que aparece entre os 11 mais citados pelos brasileiros é o vômito.

Saiba mais detalhes neste link.

Compartilhe: