Entenda como a cebola pode ajudar a baixar a pressão alta
A hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Veja o que fazer para evitar
Alguns alimentos têm a capacidade de ajudar a baixar a pressão arterial. Um deles é a cebola.
Isso se deve à quercetina, um antioxidante flavonoide altamente concentrado na cebola, com propriedades farmacológicas, entre elas, a redução da pressão arterial.
Um estudo que envolveu 70 pessoas com sobrepeso e pressão alta descobriu que uma dose de 162 mg por dia de extrato de cebola rico reduziu significativamente a pressão arterial sistólica em 3-6 mmHg em comparação com um placebo.
- Epic Games divulga lista de jogos gratuitos de fim de ano; confira
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
Cebolas também demonstraram diminuir os níveis de colesterol. Um estudo em 54 mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) descobriu que consumir grandes quantidades de cebola roxa crua (40–50 gramas/dia se estiver com sobrepeso e 50–60 gramas/dia se obesa) por oito semanas reduziu o LDL total e “ruim” colesterol em comparação com um grupo controle.
Apesar de o consumo de cebola demonstrar capacidade de reduzir a pressão alta, mudar o padrão alimentar geral terá uma interferência muito maior.
O Ministério da Saúde recomenda diminuir a ingestão de sal, ter uma dieta balanceada e com baixo teor de gordura, com bastante peixe, frutas e vegetais, reduzir o consumo de álcool e beber menos cafeína.
Além disso, a boa notícia é que os flavonoides são encontrados em uma variedade tão ampla de frutas, vegetais e outros alimentos que não deve ser difícil encaixá-los em sua dieta.
Outras formas de prevenir a pressão alta
- Fazer exercícios físicos
- Gerenciar o estresse
- Reduzir o consumo de álcool
- Controlar o peso
Exercícios físicos: o exercício físico pode ajudar a fortalecer o coração, reduzir o estresse e melhorar a circulação sanguínea. É importante lembrar que o exercício não precisa ser intenso ou de longa duração. Atividades simples, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, podem ter um impacto positivo na pressão arterial.
Redução do estresse: o estresse pode elevar a pressão arterial, portanto, é importante reduzir o estresse sempre que possível. Práticas como a meditação, ioga e a respiração profunda podem ajudar a diminuir o estresse e, consequentemente, a pressão arterial.
Redução do consumo de álcool: se você tem pressão arterial elevada, é importante limitar a ingestão de álcool. Homens devem limitem o consumo de álcool a duas doses por dia, enquanto que as mulheres devem limitar o consumo a uma dose por dia.
Controle do peso: o excesso de peso pode contribuir para a pressão arterial elevada. Portanto, é importante manter um peso saudável e controlar o índice de massa corporal (IMC). Uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas podem ajudar a manter um peso saudável.