Entenda como funciona a insulina semanal aprovada no Brasil

Ensaios clínicos mostraram que os pacientes mantiveram níveis adequados de glicemia ao longo da semana com uma única aplicação

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
12/03/2025 17:09 / Atualizado em 23/03/2025 10:23

A Anvisa aprovou a primeira insulina semanal do mundo, o Awiqli, para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Desenvolvido pela Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e Wegovy, o medicamento reduz a necessidade de sete aplicações semanais para apenas uma, simplificando o tratamento.

Em nota, a fabricante informou que o remédio foi aprovado em ensaios clínicos que demonstraram eficácia no controle dos níveis de glicose em pacientes de diabetes tipo 1 e 2, comparável ao controle da insulina de aplicação diária.

Ação prolongada

Uma única injeção semanal da insulina permitiu o controle estável da glicemia ao longo da semana, sem aumento significativo de eventos adversos, como a hipoglicemia.

Além do Brasil, a insulina semanal já foi aprovada na União Europeia, Austrália, Suíça, Alemanha, Japão, Canadá e China. A Novo Nordisk também solicitou aprovação à FDA, nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

insulina

A farmacêutica Novo Nordisk adverte que o novo medicamento contra diabetes deve ser vendido e utilizado sob prescrição e acompanhamento médico.

Como funciona o Awiqli no organismo?

  • Liberação gradual: o medicamento mantém a liberação constante de insulina ao longo da semana, garantindo controle glicêmico estável.
  • Eficácia comprovada: estudos clínicos ONWARDS demonstraram que o Awiqli proporciona controle de glicose comparável ao das insulinas basais diárias, como a Tresiba.
  • Menos aplicações: em vez de 365 injeções ao ano, o paciente precisa de apenas 52, reduzindo a complexidade do tratamento.
  • Segurança: não apresentou aumento significativo no risco de hipoglicemia em comparação com insulinas diárias.