Escrever sobre experiências positivas ajuda a aliviar o estresse

Estudo feito com 71 voluntários garante que isso realmente funciona

Escrever sobre experiências positivas ajuda na saúde mental
Créditos: Rawpixel/istock
Escrever sobre experiências positivas ajuda na saúde mental

Adotar o hábito diário de escrever sobre experiências positivas e agradáveis ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. É o que concluiu um novo estudo publicado no periódico British Journal of Health Psychology.

O estudo chegou a essa conclusão depois de analisar o comportamento de 71 voluntários saudáveis com idades entre 19 e 77 anos por quatro semanas. Eles notaram uma redução evidente da ansiedade naqueles que relatavam altos níveis de inibição social e baixa afetividade negativa.

“Alocamos aleatoriamente os participantes para dos dois grupos. Pedimos a um grupo (37 participantes) para escrever sobre as experiências mais maravilhosas de suas vidas por 20 minutos por dia, durante três dias consecutivos, e pedimos ao outro grupo (34 participantes) para escrever sobre um tópico neutro, como seus planos, no mesmo período de tempo. Nós medimos os níveis de ansiedade, conforme relatado pelos participantes, imediatamente antes e depois de terem completado sua tarefa de escrita. Encontramos uma diminuição significativamente maior na ansiedade para aquelas pessoas que escreveram sobre experiências positivas, comparadas com aquelas que escreveram sobre tópicos neutros”, afirmou Michael Smith, professor de Psicologia da Northumbria University, de Newcastle.

Como foram excluídas pessoas com uma condição psicológica diagnosticada, não é possível  ter certeza de que essa técnica funcionaria em um ambiente clínico.

Exercício com duração de 20 minutos

Escrita deve se tornar um hábito para trazer benefícios
Créditos: giphy
Escrita deve se tornar um hábito para trazer benefícios

Para desfrutar dos efeitos positivos da escrita, é preciso transformá-la em um hábito. Os pesquisadores recomendam passar 20 minutos por dia colocando em um papel as experiências positivas. É importante fazer isso por pelo menos três dias seguidos, como realizado com os voluntários. O resultado é melhora no humor, redução do estresse, da ansiedade e menos visitas ao médico, já que a saúde mental pode impactar na saúde física.

Acredita-se, no entanto, que apenas dois minutos por dia nessa atividade já pode trazer alguns benefícios. “Uma vantagem de escrever sobre experiências positivas para combater o estresse e a ansiedade é a simplicidade. Ao contrário de muitas outras estratégias para melhorar o bem-estar psicológico, essa tarefa não precisa de treinamento ou tempo gasto com um terapeuta”, explica o professor.

Diário de Emoções: recurso ajuda criança a lidar com sentimentos