Esta é a razão para se preocupar com o cheiro forte da urina

Odor desagradável pode ser um sinal de alerta para a saúde

Muita gente sabe que a cor da urina pode ser um indicador do nível de hidratação, porém poucos imaginam que o seu cheiro também pode fornecer pistas importantes sobre a saúde de uma pessoa. A presença de um odor forte na urina pode ser um sinal de uma doença muitas vezes silenciosa.

Embora seja esperado um odor característico, quando esse cheiro se torna diferente, é um indício de que algo não está normal. Um cheiro doce, por exemplo, pode uma consequência de diversas condições, incluindo diabetes, hiperglicemia ou cetoacidose diabética.

Saiba quando se preocupar com o cheiro forte da urina
Créditos: someone25/istock
Saiba quando se preocupar com o cheiro forte da urina

Qual a explicação?

Isso ocorre porque, nessas condições, há um acúmulo excessivo de açúcar circulante no organismo, o qual pode se concentrar na urina e gerar esse odor característico. A presença de glicose na urina resulta em um cheiro doce, uma vez que ela é composta literalmente de açúcar. Entretanto, como essa não é a forma normal de excreção da glicose pelo corpo, indica-se que o diabetes necessita de atenção médica para evitar complicações graves à saúde.

Esse ponto é de extrema importância, visto que a doença é silenciosa e cerca de 50% dos portadores no Brasil ainda desconhecem o diagnóstico, conforme aponta a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Sinais a se observar

Além do odor forte e adocicado na urina, outros sinais de diabetes descontrolada ou não diagnosticada incluem perda de peso inexplicável, sede extrema, fadiga e mudanças no apetite.

Observar atentamente esses sinais pode ser crucial para identificar precocemente a presença do diabetes e buscar o tratamento adequado. A conscientização sobre esses sintomas e a busca por cuidados médicos são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida e prevenir complicações futuras.