Este alimento pode ajudar a acabar com gordura visceral
Pesquisa reuniu 105 voluntários para estudar redução desta gordura, que pode envolver órgãos como o fígado, o estômago ou até mesmo o coração
Ao contrário da gordura subcutânea, que pode ser comprimida com os dedos, a gordura visceral representa um risco maior para a saúde, pois se acumula na cavidade abdominal e está associada a complicações graves, como doenças cardíacas e diabetes.
No entanto, pesquisadores descobriram que um alimento de fácil acesso pode ter um impacto positivo na eliminação dessa gordura.
De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign e publicado no Journal of Nutrition, o consumo diário de abacates pode reduzir a gordura da barriga em “questão de semanas”.
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Tratamento de colesterol alto genético avança com redução de 86%
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
A equipe de pesquisa recrutou 105 voluntários considerados com sobrepeso ou obesos para participar deste estudo controlado randomizado. Os participantes ficaram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu uma refeição diária que incluía abacate, enquanto o segundo recebeu um alimento substituto com valor calórico semelhante ao do abacate.
Os pesquisadores também mediram os níveis de gordura abdominal dos voluntários no início e no final do estudo.
Resultados do estudo com abacate
Após 12 semanas, as mulheres que consumiram abacate diariamente apresentaram níveis mais baixos de gordura visceral. Isso indica uma redistribuição benéfica da gordura da barriga conforme o regime alimentar com a inclusão da fruta.
No entanto, os participantes masculinos do estudo não tiveram a mesma resposta. A equipe de pesquisa observou que não houve mudança significativa nos níveis de gordura abdominal desses participantes.
“Nossas descobertas mostram que um padrão alimentar que inclui abacate todos os dias impactou a forma como as pessoas armazenam gordura corporal, beneficiando sua saúde. No entanto, os benefícios acabaram sendo observados principalmente em mulheres”, afirmou Naiman Khan, líder do estudo.
A equipe de pesquisa ressaltou que são necessários mais estudos para explorar as conexões entre o consumo de abacate e a saúde metabólica, a fim de obter uma compreensão mais completa dos benefícios dessa fruta na redução da gordura abdominal.