Este chá é um forte aliado no controle de diabetes tipo 2
Pesquisa com a participação de 1.923 adultos revela um tipo de chá que controla os níveis de açúcar no sangue
Você sabia que o consumo diário de chá preto pode ser um forte aliado na prevenção e controle do diabetes tipo 2? Isso é o que aponta uma recente pesquisa conjunta entre a Universidade de Adelaide, na Austrália, e a Universidade do Sudoeste, na China.
Os resultados surpreendentes prometem movimentar a rotina dos amantes de chá, e também daqueles que buscam hábitos alimentares mais saudáveis.
Entendendo o estudo e a relação entre o chá preto e diabetes
O estudo contou com a participação de 1.923 adultos, entre 20 e 80 anos, sendo 562 homens e 1.361 mulheres, todos residentes na China.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
Dentro desse grupo, 436 pessoas eram diagnosticadas com diabetes e 352 apresentavam sintomas de pré-diabetes. Os demais, 1.135 participantes, mantinham níveis regulares de glicose em sua corrente sanguínea.
Para desenvolver a pesquisa, os participantes foram divididos em dois grupos:
- grupo: aqueles que tinham o costume de consumir chá regularmente (preto, verde, escuro ou outro);
- grupo: aqueles que não tinham esse hábito.
O objetivo era analisar possíveis correlações entre a frequência e o tipo de chá consumido e os níveis de glicose na urina dos participantes.
“Os benefícios significativos do chá para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, acabaram relatados em vários estudos nos últimos anos, mas os mecanismos subjacentes aos esses benefícios não são claros”, revelou o professor Associado Tongzhi Wu, coautor principal da pesquisa e membro da Universidade de Adelaide.
Os resultados da pesquisa
Os resultados? Os pesquisadores notaram que aqueles que consumiam chá preto diariamente possuíam 53% menos chance de apresentar sintomas de pré-diabetes.
Além disso, também tinham 47% menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Isso mesmo controlando para outros fatores de risco, como idade, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, glicemia de jejum e colesterol.
Como o chá preto pode auxiliar no controle da diabetes?
Segundo Wu, “essas descobertas sugerem que as ações dos compostos bioativos no chá preto podem modular direta ou indiretamente a excreção de glicose pelos rins”.
Isso significa que, em certo nível, o chá preto pode reproduzir os efeitos dos inibidores de cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2), classe de medicação antidiabética que além de eficaz no tratamento de diabetes tipo 2, apresenta benefícios para o coração e rins.
Os resultados desse estudo, divulgados em 2023, provêm de importantes descobertas que reiteram a relevância de uma alimentação balanceada na prevenção de doenças crônicas.
E não esqueça: é sempre importante consultar um especialista antes de alterar a sua dieta.