Este grupo sanguíneo tem mais chance de ter AVC jovem
Um acidente vascular cerebral não afeta apenas os idosos: de acordo com um estudo recente, um determinado tipo sanguíneo aumenta o risco de os jovens sofre
Pesquisadores dos EUA conduziram um estudo para examinar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas mais jovens. Aparentemente o tipo sanguíneo é um critério crucial. Um tipo sanguíneo representa um perigo particular.
AVC em pessoas mais jovens: o grupo sanguíneo que aumenta o risco
Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (UMSOM) investigaram por que um acidente vascular cerebral fatal afeta cada vez mais os jovens? Para sua pesquisa, eles avaliaram 48 estudos com cerca de 620 mil participantes com idades entre 18 e 60 anos.
Os resultados foram apresentados numa publicação na revista “Neurology”. O grupo sanguíneo e o risco de acidente vascular cerebral estão relacionados:
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Como o seu sono pode prevenir o diabetes, segundo a ciência
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
- Comer esta fruta todos os dias pode ajudar reduzir o risco de você ter demência no futuro
- Pessoas com grupo sanguíneo A têm um risco 16% maior de sofrer um acidente vascular cerebral antes dos 60 anos.
- Não há diferença no grupo sanguíneo B – um acidente vascular cerebral tem a mesma probabilidade de afetar pessoas com mais e menos de 60 anos.
- As pessoas com grupo sanguíneo 0, por outro lado, têm um risco 12% menor de sofrer um acidente vascular cerebral.
Razão para aumento do risco de AVC é desconhecida
Outros estudos já encontraram evidências de que o grupo sanguíneo A pode levar a um risco aumentado de coágulos sanguíneos nas pernas, ou seja, trombose venosa profunda. No entanto, os motivos ainda são desconhecidos, o que também se aplica ao risco de acidente vascular cerebral.
Isto provavelmente tem algo a ver com fatores de coagulação sanguínea, como plaquetas e células que revestem os vasos sanguíneos, bem como outras proteínas circulantes, que desempenham um papel na formação de coágulos sanguíneos.