Este sinal emitido à noite é ALERTA para demência
Pesquisa descobriu uma forte ligação entre a demência com corpos de Lewy e um distúrbio do sono conhecido como sonho REM
A demência com Corpos de Lewy é um tipo de demência que resulta em declínio progressivo da função mental e alucinações visuais recorrentes. Este tipo situação é acompanhada de dificuldades motoras, semelhantes às encontradas na doença de Parkinson. Além disso, um indicativo desta doença pode surgir à noite, durante o sono.
Este tipo de demência é causada pela acumulação de proteínas anormais conhecidas como corpos de Lewy no cérebro. Essas proteínas acabam por se acumular em áreas responsáveis pela memória e movimentação muscular, afetando o funcionamento normal destas funções.
Quem está em risco de desenvolver esta demência?
A demência com corpos de Lewy é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, contudo, pesquisas da Mayo Clinic indicam que os primeiros sinais podem aparecer até 10 anos antes do diagnóstico. A pesquisa também descobriu uma forte ligação entre ela um distúrbio do sono conhecido como sonho REM.
- 5 experiências na República Tcheca para amantes de vinho
- Sintomas noturnos que são um alerta precoce de diabetes
- Sinal de demência que surge no corpo até 9 anos antes do diagnóstico
- Perda de olfato no banho pode ser sinal de demência
O que é o distúrbio do sono REM?
O distúrbio do sonho REM é caracterizado por pessoas que manifestam fisicamente seus sonhos vividos, muitas vezes desagradáveis. Essas manifestações podem ser através de sons vocais e movimentos súbitos de braços e pernas durante o sono REM. Os cientistas concluíram que este distúrbio é o indicativo mais forte do desenvolvimento de demência com corpos de Lewy.
Como este distúrbio se manifesta?
Durante a fase REM do sono, que ocorre várias vezes durante a noite, o corpo deve estar em estado de paralisia natural. São nesses períodos que os sonhos mais vívidos acontecem. No distúrbio do sono REM, esta paralisia não ocorre. Dessa forma, a pessoa acaba por gritar, chorar, dar socos ou pontapés no ar, além de emitir ruídos variados conforme interpreta seus sonhos.
Embora a pesquisa sugira uma forte ligação entre este distúrbio do sono e a demência, é importante notar que nem todas as pessoas com distúrbio do sono REM irão desenvolver a doença. Contudo, estima-se que entre 75% – 80% dos homens diagnosticados com demência com corpos de Lewy apresentem este distúrbio específico do sono.