Estes alimentos naturais têm uma vantagem poderosa contra o câncer
Estudo recente aponta os benefícios de um flavonoide anticancerígeno, que age na supressão de tumores e ajuda na quimioterapia
Avanços significativos ocorreram nos estudo de combate ao câncer graças a um flavonoide conhecido como fisetina. Uma publicação recente no European Journal of Medical Research atestou a efetividade da fisetina em suprimir vários tipos de tumores.
A fisetina tem atraído atenção em diversas frentes da pesquisa médica pelos seus efeitos anti-inflamatórios, inibidores de estresse oxidativo, neuroprotetores e anticâncer.
Os estudos realizados apresentaram evidências de que a fisetina é uma arma poderosa no combate a cânceres de fígado, pulmão, boca, gástrico, colorretal, de mama, de rim e cervical, entre outros.
- Consumo deste alimento provoca queda de cabelo, sugere estudo
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Sintoma inicial de câncer que muitas pessoas ignoram
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
Vantagens da fisetina no combate ao câncer
Nos estudos, a fisetina tem mostrado potencial para agir nas células tumorais de diversas formas, como a supressão da proliferação celular, indução da morte celular, redução da angiogênese – processo que gera novos vasos sanguíneos, que alimentam os tumores – e inibição da migração celular.
Além disso, ela também é eficaz ao aumentar os efeitos da quimioterapia, sendo uma potencial aliada no tratamento do câncer.
A eficácia da fisetina é decorrente do envolvimento de uma variedade de moléculas e vias de sinalização celular. Essas incluem o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), a proteína quinase ativada por mitógeno (MAPK) e o notório fator nuclear kappa B (NF-κB), entre outros.
As moléculas acabam sendo intensamente estudadas na biologia do câncer e participam de processos como a proliferação e migração celular, a angiogênese e a resistência à apoptose.
A fisetina está presente em diversos alimentos, como:
- cebolas;
- maçãs;
- morangos;
- pepinos;
- uvas;
- caquis;
- tomates;
- pêssegos;
- kiwis.
Utilização da fisetina nos tratamentos de câncer
Embora os resultados do estudo sejam promissores, os pesquisadores ressaltam que ainda há muito a ser descoberto sobre o flavonoide natural. Eles enfatizam a necessidade de mais pesquisas para validar suas descobertas e estudar mais profundamente os mecanismos através dos quais a fisetina age nas células cancerígenas.
Assim, um caminho ainda precisa ser percorrido antes que a fisetina possa ser integrada de forma eficiente e segura na rotina de tratamentos contra o câncer.
Com informações da publicação do European Journal of Medical Research.