Estes são os sintomas da síndrome rara que deixou Peru em emergência
Condição grave que afeta o sistema nervoso, provoca vários sintomas e pode levar à morte
As autoridade de saúde do Peru declararam emergência sanitária devido um surto de uma síndrome nervosa rara. A condição autoimune já afetou 182 pessoas e provocou quatro pessoas desde o início do ano.
Chamada de Guillain Barré, a condição ocorre quando o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo. Esse ataque é geralmente provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos.
Várias infecções têm sido associadas à Síndrome de Guillain Barré, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarreia, a mais comum.
- Sintomas surpreendentes da deficiência de vitamina D
- Os sintomas da doença que mais causa afastamentos pelo INSS
- 9 sintomas que indicam açúcar elevado no sangue
- Como prevenir complicações do diabetes com cuidados diários
A síndrome é progressiva e incapacitante, podendo ser degenerativas e também levar à morte.
Quais os sintomas da Síndrome de Guillain Barré?
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro sintoma é uma sensação de dormência ou queimação nas extremidades membros inferiores (pés e pernas) e, em seguida, superiores (mãos e braços).
Pelo menos metade dos casos também apresenta dor neuropática lombar (nervos, medula da coluna ou no cérebro) ou nas pernas. A fraqueza progressiva também é um sinal importante. Geralmente começa pelas pernas, progride para o tronco, braços e cabeça.
A síndrome pode apresentar diferentes graus de agressividade, provocando leve fraqueza muscular em alguns pacientes ou casos de paralisia total dos quatro membros.
Os casos podem evoluir para morte quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios. Se medidas de suporte não forem adotadas, o coração e pulmões param de funcionar.
Outros sinais e sintomas incluem:
- sonolência
- confusão mental
- crise epiléptica
- alteração do nível de consciência
- perda da coordenação muscular
- visão dupla
- fraqueza facial
- tremores
- redução ou perda do tono muscular
- dormência, queimação ou coceira nos membros