Estes sinais de diabetes podem aparecer quando você come

Sintomas desconfortáveis podem ser uma complicação da doença

Embora a micção frequente e a sede excessiva sejam sintomas característicos do diabetes, não são os únicos. Inúmeras outras manifestações e sinais podem surgir. Um deles aparece quando a pessoa come e pode apontar para níveis elevados de açúcar no sangue.

Sentir dores de estômago após comer pode ser um sinal de gastroparesia, uma complicação de longo prazo do diabetes desencadeada pela flutuação do açúcar no sangue.

A condição faz com que o esvaziamento do estômago para o intestino delgado seja retardado ou não ocorra de maneira adequada. Isso significa que o alimento que você ingere fica no estômago e não é digerido adequadamente, causando sintomas desconfortáveis.

Confira os hábitos pós-refeição que prejudicam seu bem-estar e saúde
Créditos: hxyume/istock
Confira os hábitos pós-refeição que prejudicam seu bem-estar e saúde

Outros sintomas de gastroparesia

  • náuseas
  • vômitos frequentes
  • sensação de plenitude após comer apenas uma pequena quantidade de alimento
  • azia
  • perda de peso involuntária

Esses sintomas podem variar em gravidade e podem piorar após a ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.

No entanto é importante destacar que a gastroparesia pode ter outra origem, que não o diabetes. As outras causas podem incluir cirurgias abdominais, distúrbios neurológicos, como doença de Parkinson ou esclerose múltipla.

Também pode ter ligação com o uso prolongado de certos medicamentos, como opioides e alguns antidepressivos, distúrbios hormonais, como hipotireoidismo, e outras condições médicas, como infecções virais e distúrbios autoimunes.

Como é o diagnóstico de gastroparesia?

O diagnóstico de gastroparesia geralmente envolve uma combinação de exames físicos, história clínica detalhada, exames de sangue, testes de esvaziamento gástrico e, em alguns casos, procedimentos como endoscopia ou estudos de motilidade gastrointestinal.

Como aliviar o desconforto?

Existem certos ajustes na dieta que podem ajudar a aliviar esses sintomas desconfortáveis. Fazer refeições menores e mais frequentes, por exemplo, é um deles.

Também é importante evitar alimentos gordurosos, frituras, queijo – isso só irritará o estômago e tornará tudo muito mais difícil. Por outro lado, consumir mais fibras – isso inclui frutas e vegetais – ajudará.

Evitar refrigerantes e outras bebidas com gás também é recomendável. Isso porque essas bebidas podem formar mais gases e causar a sensação de inchaço.