Estresse acelera o envelhecimento, diz estudo

Especialistas explicam que a idade biológica pode experimentar um envelhecimento temporário em resposta ao estresse

26/11/2023 22:58

Segundo os resultados, o processo de envelhecimento pode temporariamente aumentar em resposta ao estresse, mas retorna ao normal uma vez que o estresse é removido – iStock/Getty Images
Segundo os resultados, o processo de envelhecimento pode temporariamente aumentar em resposta ao estresse, mas retorna ao normal uma vez que o estresse é removido – iStock/Getty Images - Getty Images

Nos últimos anos, pesquisadores têm acumulado evidências sobre um fenômeno científico intrigante: os seres humanos podem apresentar uma idade biológica diferente da sua idade cronológica e isso pode acontecer tanto para mais velha quanto para mais jovem.

É o que mostra estudo publicado na revista revista Cell Metabolism, ao investigar até que ponto a idade biológica pode ser reversível ao longo da vida e por que situações estressantes como doenças, alterações no estilo de vida, traumas e até mesmo gestações podem desencadear esse efeito surpreendente.

Por que o estresse causa envelhecimento?

Em resposta à situação de estresse, os especialistas explicam que a idade biológica pode experimentar um envelhecimento temporário, mesmo em períodos de tempo relativamente curtos. Ou seja, esse processo é transitório e tende a se reverter, retornando ao nível esperado.

Conforme James White, coautor do estudo realizado pela Duke University School of Medicine, explica, os estudos recentes têm fornecido evidências cada vez mais sólidas de que o estilo de vida, doenças e exposição a poluentes ambientais podem acelerar o processo de envelhecimento biológico. No entanto, a possibilidade de reverter esse envelhecimento ainda era desconhecida.

A descoberta é considerada um marco na produção científica sobre o tema. “Essa descoberta de idade fluida, flutuante e maleável desafia a concepção de uma trajetória ascendente unidirecional da idade biológica ao longo da vida”, diz em nota.

Os cientistas, liderados por White, observaram mudanças transitórias na idade biológica em diferentes situações. Por exemplo, durante a gravidez, ocorrem alterações reversíveis na idade biológica.

Para investigar esse fenômeno, eles coletaram amostras de sangue de 54 mulheres durante um trimestre de gestação e observaram um aumento na idade biológica até o momento do parto. No entanto, após o nascimento do bebê, grande parte do estresse e das condições relacionadas foram naturalmente revertidos, levando a uma restauração da idade biológica anterior.