Estudo alerta que antibióticos podem causar erupções fatais
Pesquisadores analisaram duas décadas de dados sobre reações cutâneas graves a medicamentos e encontraram ligações com certas classes de antibióticos
Duas classes de antibióticos orais comumente prescritas podem causar erupções cutâneas que, sem tratamento, podem levar à sepse fatal, de acordo com um estudo.
As reações adversas medicamentosas cutâneas graves, ou erupções cutâneas graves, são um grupo de reações tardias raras, mas potencialmente fatais, envolvendo a pele e, frequentemente, órgãos internos.
Algumas dessas reações acarretam taxas de mortalidade de 20 a 40%.
Embora muitas classes diferentes de medicamentos possam causar essas complicações, os antibióticos estão entre os desencadeadores mais comumente relatados.
Em artigo no periódico JAMA Network, especialistas por trás da pesquisa sugeriram aos médicos considerar o uso de antibióticos de menor risco para seus pacientes.
Detalhes da descoberta
Para o estudo, médicos do Sunnybrook Health Sciences Centre, no Canadá, analisaram mais de 100.000 pacientes com mais de 66 anos. Todos receberam prescrição de antibióticos orais entre 2002 e 2022.
Durante o período do estudo, 21.758 adultos tiveram uma consulta no pronto-socorro ou foram hospitalizados devido a uma reação grave após antibióticos orais. A pesquisa os comparou com 87.025 controles que não tiveram reação.
A maioria dos pacientes que visitaram o hospital com essas reações tiveram alta sem precisar de internação.
No entanto, daqueles que foram internados no hospital com as reações mais graves, 20% precisaram de UTI e 5% morreram. Essas taxas, segundo os pesquisadores, sublinham a necessidade de práticas de prescrição cuidadosas.
Risco maior para duas classes de antibióticos
Os pesquisadores descobriram que os antibióticos com maior probabilidade de provocar essa reação eram as cefalosporinas e as sulfonamidas — ou “medicamentos à base de sulfa”.
Assim como a penicilina, as cefalosporinas estão entre os antibióticos mais comumente prescritos. São usados para tratar pneumonia, meningite, sepse e infecções do trato urinário.
O antibiótico também é frequentemente administrado a crianças alérgicas à penicilina para tratar infecções de ouvido.
Os medicamentos à base de sulfa, incluindo trimetoprima, são usados para tratar infecções do trato urinário, bem como doenças inflamatórias intestinais, malária e infecções de pele, olhos e vaginais.
As erupções cutâneas podem aparecer imediatamente após tomar um medicamento, ou semanas depois, e geralmente são causadas por uma reação alérgica.
Os sintomas geralmente afetam a pele, causando manchas extremamente vermelhas e escamosas por todo o corpo, mas podem desencadear uma reação exagerada e perigosa do sistema imunológico se não forem tratados.
Em raras ocasiões, isso resulta em sepse, quando o sistema imunológico ataca a si mesmo, levando à falência de múltiplos órgãos e, às vezes, à morte.