Estudo aponta para alimento que reduz risco de câncer de intestino

O estudo descobriu que a ingestão média a alta desse vegetal pode desempenhar um papel na prevenção da doença

Nenhum alimento sozinho pode oferecer todos os nutrientes que você precisa para manter seu corpo saudável e evitar doenças. Porém, existem alguns superalimentos que adicionam benefícios, sendo capazes de até reduzir o risco de câncer.

Uma nova pesquisa aponta para um vegetal, usado como tempero, que ajuda na proteção contra o câncer de intestino.

Estudo aponta para alimento que reduz risco de câncer de intestino
Créditos: Tharakorn/istock
Estudo aponta para alimento que reduz risco de câncer de intestino

O estudo foi publicado no European Journal Of Medication e focou em analisar a influência do consumo regular de alho no desenvolvimento da doença.

O alho é um velho conhecido na proteção contra doenças comuns como resfriados. Isso acontece por causa de um composto saudável chamado alicina, que ajuda a bloquear os radicais livres e impede a propagação de bactérias.

Mas a equipe de pesquisadores procurou saber se havia outros benefícios.

O estudo observou 300 pacientes em dois hospitais de Milão, na Itália, que se inscreveram para uma colonoscopia, bem como para um programa de rastreamento de câncer de intestino. Um terço deles tinha câncer, outro terço tinha adenoma intestinal (tumor benigno) e os demais eram saudáveis.

Eles receberam um questionário que perguntava sobre seu estilo de vida e hábitos alimentares, incluindo o consumo de alho.

O estudo descobriu que a ingestão média a alta de alho pode desempenhar um papel na prevenção do câncer de intestino. A redução do risco foi maior em pessoas com menos de 70 anos e pessoas com menos escolaridade.

Sinais e sintomas do câncer de intestino

Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce.

Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:

  • Dor de estômago ou dores de gases frequentes
  • Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
  • Sangue nas fezes
  • Fraqueza
  • Baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
  • Fezes pretas ou de cor escura