Estudo descobre horário ideal para malhar com intenção de emagrecer
Exercícios matinais se mostraram mais eficazes quando o objetivo é a perda de peso
Segundo um novo estudo realizado por universidades da China e dos Estados Unidos, foi descoberto o horário ideal para a prática de atividades físicas para aqueles que desejam perder peso. Os especialistas sugerem que malhar entre às 7h e às 9h é a melhor estratégia para quem está em busca do emagrecimento.
Envolvendo tanto a Universidade de Hong Kong como a de Franklin Pierce, a pesquisa foi divulgada na revista Obesity. Os estudos se utilizaram de dados relacionados à saúde de cerca de 5,2 mil pessoas, organizando as informações de acordo com o horário no qual essas pessoas costumavam se exercitar.
Durante a análise, os cientistas perceberam que aqueles que fazem atividades físicas pela manhã apresentam uma circunferência abdominal menor e um índice de massa corporal mais próximo do ideal. Segundo a psicóloga integrante do estudo, Rebecca Krukowski, exercitar-se pela manhã pode ser uma eficiente maneira de manter o controle do peso.
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- Fazer exercícios à noite atrapalha o sono? Veja a opinião de especialistas
- Pesquisa descobre que se exercitar em horários específicos ajuda a reduzir risco de câncer colorretal
- Shot fácil que vai desinflamar seu corpo e turbinar o emagrecimento
Fatores que influenciam os bons resultados matinais
De acordo com os pesquisadores, os bons resultados obtidos durante o período da manhã podem estar ligados a diversos fatores. Primeiramente, pessoas que optam por se exercitar neste horário costumam ter rotinas mais estáveis, além de descansarem com mais qualidade entre uma série de exercícios e outra. Segundo, o fato de o exercício ser realizado próximo ao descanso da noite anterior pode proporcionar uma maior força ao corpo.
Com o tempo, aqueles que se exercitam de manhã tendem a experimentar maior energia, melhorar o estado de humor e a qualidade do sono. Além disso, essa rotina pode também auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, redução do risco de câncer e diminuição do risco de diabetes.