Estudo mostra que estes são os alimentos mais saudáveis do mundo
Existem alimentos que estão mais fortemente associados à redução do risco de doenças crônicas
Existem inúmeros alimentos saudáveis que podem ajudar o nosso corpo a prevenir doenças leves e, por vezes, graves. Embora cada pessoa tenha necessidades individuais, há uma série de frutas e vegetais que são geralmente considerados entre os mais saudáveis do mundo.
Para melhor classificá-los, a médica americana e especialista em saúde Jennifer Di Noia examinou as chamadas frutas e vegetais “poderosos” em um estudo ao longo de sua carreira.
Di Noia define como um alimento poderoso aquele que fornece, em média, 10% ou mais do valor diário de 17 nutrientes principais por 100 calorias. Os nutrientes incluem potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, zinco e várias vitaminas que foram identificadas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e pelo Instituto de Medicina como relevantes para a saúde geral.
- Diabetes: alerta da doença pode aparecer nas mãos; saiba qual
- Por que, segundo Harvard, este é um dos melhores exercícios para a saúde
- 15 fatores de risco para desenvolvimento e demência precoce
- Sonolência durante o dia pode ser sinal precoce de demência, diz estudo
No topo do ranking, ficou o agrião, destacando-se por sua riqueza em nutrientes como vitamina C, vitamina A, ferro, potássio, magnésio, cálcio e antioxidantes.
Em segundo lugar está a alface chinesa, fonte de proteína vegetal, aminoácidos, vitamina C e B. A acelga completa o pódio, sendo rica em vitaminas B e C, betacaroteno, ferro, cálcio e magnésio.
Os dez alimentos mais saudáveis de acordo com os resultados do estudo
- agrião
- alface chinesa
- acelga
- folha de beterraba
- espinafre
- chicória
- alface
- salsinha
- alface romana
- couve