CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Estudo relaciona uso de celular ao aparecimento de câncer

A radiação emitida por esses aparelhos seria a responsável pelo desenvolvimento da doença em pessoas suscetíveis geneticamente

Por: Redação

Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos EUA, descobriu uma correlação entre o uso de celular e a incidência de câncer de tireoide, glândula que controla o metabolismo. A radiação emitida por esses aparelhos seria a responsável pelo desenvolvimento da doença.

Antes de chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram mais de 900 pessoas e descobriram que aquelas com uma mutação genética chamada Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP, Single Nucleotide Polymorphism) eram significativamente mais propensas ao risco.

homem mexendo no celular
Crédito: Pollyana Ventura/istockEstudo é o primeiro que vê ligação entre o uso de celular com o aparecimento de câncer na tireoide

Acredita-se que o estudo, publicado na revista Environmental Research, seja o primeiro a examinar a influência combinada da suscetibilidade genética e do uso de telefones celulares em relação ao câncer de tireoide. Por isso, os pesquisadores dizem que mais estudos são necessários para confirmar a ligação.

Câncer de tireoide

As taxas de câncer de tireoide têm aumentado constantemente nos Estados Unidos e em muitas outras partes do mundo. De acordo com o relatório mais recente da American Cancer Society, houve quase 53 mil novos casos desse tipo de câncer nos Estados Unidos, resultando em 2.180 mortes.

Tumores malignos na tireoide são três vezes mais comuns em mulheres e são diagnosticados em idade mais jovem do que a maioria dos outros tipos de câncer.

ilustração da glândula da tireoide
Crédito: Magicmine/istockTumores malignos na tireoide são três vezes mais comuns em mulheres

Prevenção e diagnóstico

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), alguns hábitos ajudam a prevenir o câncer de tireoide. Manter o peso corporal adequado, por exemplo, é um deles.

Geralmente, a doença é descoberta quando o paciente se queixa da presença de uma massa indolor na região anterior do pescoço. Pode haver dificuldade ou desconforto à deglutição e, em casos mais raros e avançados, disfonia e falta de ar.

O tratamento para o câncer de tireoide é cirúrgico. Na maioria dos casos, o procedimento consiste na retirada total da glândula tireoide e na ressecção dos gânglios linfáticos acometidos pelo tumor.

Compartilhe:

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …