Estudo revela os 10 alimentos mais saudáveis do mundo
Cientistas americanos listaram quais alimentos são capazes de suprir a quantidade necessária de nutrientes diários
Pesquisadores americanos chegaram a uma lista com os 10 alimentos que, segundo o estudo, são capazes de suprir as necessidades de nutrientes dos seres humanos.
Sabe o mais curioso da lista que você verá a seguir? Entre os dez primeiros alimentos mais saudáveis, não há frutas, somente vegetais verdes.
Direto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), os cientistas analisaram a densidade de nutrientes de 41 alimentos. Mais especificamente, eles compararam a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados, como a vitamina A e B12, com a quantidade de calorias.
- Estes 5 alimentos ajudam a regular a tireoide, segundo a medicina
- Atenção aos sintomas iniciais de câncer de intestino que a maioria enfrenta
- 4 lugares perto do Rio de Janeiro para conhecer no verão
- Saiba como se prevenir de doenças ginecológicas
No final da análise, apenas um alimento conseguiu fornecer 100% dos nutrientes diários necessários em 100 calorias.
Os 10 alimentos mais saudáveis do mundo
Alguns vegetais que aparecem na lista do estudo são ideias para o uso em saladas, como cobertura, em mergulhos ou em pratos asiáticos. Além disso, também é possível preparar sucos desses vegetais logo pela manhã.
Apesar de não aparecem no top 10, as frutas também são consideradas saudáveis, como o limão, que ocupa o 28º lugar. Além do morango (30º lugar), laranja (33º lugar) ou amora (38º lugar).
Abaixo, confira quais são os 10 superalimentos do estudo!
1º – Agrião-d’água
Ele é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de muitos antioxidantes.
De acordo com o estudo, o agrião-d’água também tem propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias, além de agir como desintoxicante e purificador do sangue.
2º – Couve-chinesa
A couve-chinesa supre a necessidade diária de vitamina C com apenas 100 gramas. Ela também é rica em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade.
3º – Acelga
Entre muitos nutrientes, a acelga contém uma quantidade significativa de vitamina C, vitaminas do complexo B, e betacaroteno, que é precursor da vitamina A.
Ela também é rica em minerais como magnésio, ferro e cálcio.
4º – Folhas de beterraba
Pois é, aqui não é a própria beterraba vermelha que está classificada, mas sim as folhas da beterraba, que contam com até mais betacaroteno e cálcio do que o próprio tubérculo.
Além disso, elas também contêm outros minerais e vitaminas.
5º – Espinafre
Que criança não aprendeu com o marinheiro Popeye que o espinafre fortalece o corpo? Rico em nutrientes, o espinafre tem vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno e uma variedade de minerais.
6º – Chicória
A chicória é rica em fibras que proporcionam saciedade prolongada e regulam a função intestinal. Além disso, ela contém potássio, ácido fólico, zinco, bem como vitaminas A, B e C.
7º – Folhas de alface
As folhas de alface também contam com betacaroteno, vitaminas do complexo B, folato e vitamina C. No entanto, o teor desses nutrientes pode variar, sendo que a rúcula e a salada de campo são as vencedoras.
8º – Salsinha
A salsinha vai muito além de um tempero ou enfeito no prato. Ela contém vitaminas do complexo B, betacaroteno como precursor da vitamina A, vitamina E, além de ácido fólico e vários minerais.
9º – Alface-romana
Já a alface-romana ocupa a nona posição, devido ao seu alto teor de beta-carotenoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais.
10º – Repolho de folhas
O repolho de folhas, também conhecido como couve, possui uma quantidade elevada de vitamina C, A, D, E e K. Além disso, o repolho de folhas também é rico em potássio e outros minerais.