Exame genético para crianças identifica 310 doenças graves
Teste ajuda a detectar algumas doenças neurológicas, que comprometem o desenvolvimento do bebê
Todos os bebês quando nascem precisam fazer, entre o 3º e 5º dia de vida, o popular Teste do Pezinho, oferecido gratuitamente na rede pública de saúde. Ele é feito a partir de uma picadinha no pé e detecta até 6 doenças. O que nem todo mundo sabe é que, além desse teste de fundamental importância, existe também o Teste da Bochechinha, um exame genético capaz de identificar mais de 310 enfermidades graves.
Entre elas, estão algumas neurológicas, que comprometem o desenvolvimento neuromuscular e neurológico do bebê, além de doenças imunológicas, endócrinas, hematológicas, hepáticas/gastrointestinais, renais e de erros inatos do metabolismo. Todas as doenças são tratáveis e, quanto mais cedo forem detectadas, mais efetivo poderá ser o tratamento.
Como é realizado o Teste da Bochechinha?
O exame é feito por meio de um coletor bucal (haste de algodão) que absorve as células da boca do bebê, para serem sequenciadas e analisadas pelo algoritmo de inteligência artificial.
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
- Parkinson: 8 sintomas da doença diferentes dos tremores
- Novo exame detecta Alzheimer em 10 minutos
Vale dizer que o Teste da Bochechinha não exclui a necessidade do Teste do Pezinho. Os dois são complementares, e mesmo que o bebê esteja aparentemente saudável, é muito importante que ambos sejam feitos.
Esta análise genética não precisa ser prescrita por um médico, os próprios responsáveis podem adquirir o exame, que leva em média, três semanas para ficar pronto.
Hoje, o único laboratório que oferece essa análise genética mais completa é o Mendelics, que fornece um kit de coleta de mucosa bucal. Os pais ou responsáveis podem realizá-la em sua própria casa. O que dificulta o acesso a esse exame, no entanto, é o preço de R$ 799.
Quais quadros o Teste da Bochechinha analisa?
Doenças associadas a quadros Neurológicos (novas)
Doença associada a quadros Pulmonares
Doença associada a Neoplasias
Doença associadas à Surdez
Doenças associadas a quadros Renais (novas)
Doenças associadas a quadros Hepáticos e Gastrointestinais (novas)
Doenças associadas a quadros Hematológicos (novas)
Doenças associadas a doenças Endócrinas (novas)
Doenças associadas a quadros Imunológicos (novas)
Doenças associadas a Erros Inatos do Metabolismo (novas)