Publicidade

Informar

Rede de laboratório oferece exames de rotina gratuitos

Pacientes poderão fazer exames de TGO e TGP para verificar a saúde do fígado

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade
exame de sangue
Crédito: kukhunthod/istockOs exames de TGO e TGP indicam se há problema no fígado

Para conscientizar sobre a importância dos exames laboratoriais de rotina, a rede de laboratórios de análises clínicas Labi Exames oferece exames de rotina gratuitos para a população durante o mês de julho. As primeiras 1.000 pessoas que forem a uma das quatro unidades da rede localizadas em São Paulo podem fazer gratuitamente os exames de TGO e de TGP, enzimas que avaliam a saúde do fígado.

A ação acontece durante o mês conhecido como o da prevenção e controle das hepatites virais, o Julho Amarelo. A doença já atingiu quase 700 mil brasileiros entre 1999 e 2016, segundo o Ministério da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em todo o planeta 400 milhões de pessoas estão infectadas pelos vírus da hepatite B e C, número dez vezes maior que o de pessoas com HIV. Contudo, apenas 5% sabem que são portadoras da doença.

São cinco os tipos mais comuns de hepatites virais (A, B, C, D e E) e podem causar infecção e inflamação aguda e/ou crônica do fígado, desenvolvendo problemas de saúde graves, como a cirrose e o câncer. A

hepatite pode ser causada não apenas por vírus (via contágio fecal-oral ou transmissão sanguínea), como também pelo uso de alguns remédios, ingestão de álcool e drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Sintomas da  hepatite

imagem de um figado
Crédito: magicmine/istockDor abdominal e tonturas são alguns dos sintomas de hepatite

Geralmente a hepatite viral não apresenta sintomas, porém, quando se manifestam, incluem:

  • Cansaço
  • Febre
  • Mal-estar
  • Tontura
  • Enjoo
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Pele e olhos amarelados
  • Urina escura e fezes claras

“Exatamente por muitas vezes serem silenciosas, as hepatites são pouco diagnosticadas, podendo se tornar uma cirrose ou até câncer em alguns anos. Além disso, no Brasil o índice de alcoolismo aumentou na última década, bem como a obesidade e gordura no fígado, o que também produz danos graves ao fígado”, explica o médico Octavio Fernandes, do Labi Exames. “Os exames do fígado devem ser realizados não apenas em pessoas com os sintomas mencionados, mas também em pessoas saudáveis como avaliação de saúde de rotina”, finaliza o médico.

Serviço

Labi Exames Largo 13

Rua Barão do Rio Branco, 373, Santo Amaro

Labi Exames Centro

Avenida São Luis, 218, loja 1, República

Labi Exames Pinheiros

Rua dos Pinheiros, 1392, Pinheiros

Labi Exames Vila Mariana

Rua Domingos de Morais, 2104, Vila Mariana

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Os perigos das dietas dos famosos

13 posições para se divertir no sexo

Ele perdeu 158kg e se trasnformou

Publicidade