Falta deste nutriente pode estar por trás dos casos de câncer de intestino em jovens
Alimentação errada esta colocando a saúde dos brasileiros em risco, inclusive entre os mais

Um padrão alimentar errado pode ter consequências graves, inclusive o aumento precoce de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e até câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal.
A fibra é vital para a digestão e ajuda a manter as pessoas satisfeitas por mais tempo. No entanto, especialistas há muito alertam que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados — que muitas vezes eliminam grande parte das fibras dos ingredientes crus — fez com que as pessoas consumissem quantidades cada vez mais baixas. Isso tem sido apontado como um fator-chave no aumento do risco de câncer de intestino.
A ameaça silenciosa no prato: o câncer de intestino em jovens
Nos últimos anos, médicos têm observado um aumento alarmante nos casos de câncer de intestino em adultos jovens, entre 20 e 40 anos — uma tendência que também se manifesta no Brasil.
Estudos feitos no Reino Unido apontaram que cerca de 28% dos casos desse tipo de câncer estão diretamente ligados ao baixo consumo de fibras alimentares.
A importância das fibras na prevenção do câncer
Segundo o Cancer Research UK, os grãos integrais são as fontes de fibra mais eficazes na redução do risco de câncer de intestino. Entre os alimentos ricos em fibras que podem ser facilmente incorporados no dia a dia estão:
- Macarrão integral
- Pão de centeio ou integral
- Arroz integral
- Bolos de aveia e cereais matinais ricos em fibra
- Cuscuz
- Farinha de trigo integral e bolachas de centeio
Essas opções não exigem grandes mudanças na rotina alimentar. Pequenas trocas, como substituir pães e massas brancos por suas versões integrais, já contribuem significativamente para alcançar a ingestão diária recomendada de 30g de fibra, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Além disso, frutas, vegetais e leguminosas também devem fazer parte de uma alimentação rica em fibras. Esse tipo de dieta não só auxilia na prevenção do câncer de intestino, como também promove uma série de outros benefícios à saúde, como a melhora do metabolismo, controle do peso e redução de inflamações no corpo.