Ferramenta do MIT prevê câncer de mama com 5 anos de antecedência

A tecnologia foi testada em 90 mil exames de mamografia de alta resolução e, segundo os pesquisadores, mostrou-se muito precisa

Por: Redação Comunicar erro
Os resultados mostraram-se até agora muito precisos

Um novo modelo de inteligência artificial desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pode analisar mamografias e prever riscos de câncer de mama com até cinco anos de antecedência.

A ferramenta foi testada em 90 mil exames de mamografia de alta resolução de 60 mil pacientes que foram escaneados ao longo de vários anos com vários resultados.

De acordo com os pesquisadores, a partir da leitura de dados, a tecnologia usa o aprendizado para encontrar padrões no tecido mamário que sugerem risco de câncer, mas que são sutis demais para o olho humano notar.

Os resultados mostraram-se até agora muito precisos, especialmente na descoberta preditiva de pré-diagnóstico.

O MIT agora espera que a técnica também possa ser usada para melhorar a detecção de outras doenças que têm problemas similares.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …