CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Fiocruz e OMS prometem acelerar tratamento do coronavírus no Brasil

Por: Redação

Em iniciativa internacional que visa estudar e testar medicamentos já existentes contra o coronavírus, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou uma série de ensaios clínicos em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com o objetivo de encontrar uma resposta eficaz para o tratamento do vírus, as novidades foram apresentadas durante coletiva transmitida na internet nesta sexta-feira, 27. O ocasião reuniu a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, da dirigente do Instituto Nacional de Infectologia (INI), Valdilea Veloso, e do subsecretário-geral de Saúde do estado do Rio, Roberto Pozzan.

Além da cloroquina, o período de testes avaliará outros três medicamentos: remdesivir, lopinavir + ritonavir e interferon 1-a. Todos já produzidos no Brasil – Bernardo Portella/Fiocruz

Uma das drogas testadas durante os ensaios clínicos será a cloroquina e sua variação hidroxocloroquina. Indicadas pelo governo federal, ambas as fórmulas se tornaram alvo de polêmicas por conta de sua real eficácia. Assim, os estudos descobrirão se as drogas são, de fato, eficientes no combate a Covid-19. “(A recomendação se dá) fora do que está prescrito na bula do medicamento. Quando há doenças que podem ter consequências graves, para um determinado grupo de pacientes, é uma prática que se faz. Foi nesse âmbito que a cloroquina foi liberada (pelo governo) para a decisão de cada médico para cada paciente se o uso do remédio cabe ou não.”

Um risco chamado cloroquina

Automedicação de cloroquina tem motivado inúmeras mortes em países nos Estados Unidos e alguns países da África. Veloso alerta sobre o risco de aumento de mortes por esta razão. “É importante ter calma e aguardar a evidência científica sobre qual ou quais medicamentos são eficazes para tratar essa doença. Se usarmos os medicamentos de forma aleatória, sem comprovação da evidência, podemos ter muitas mortes por conta disso.”

Outros medicamentos

Além da cloroquina, o período de testes avaliará outros três medicamentos: remdesivir, lopinavir + ritonavir e interferon 1-a. Todos já produzidos no Brasil.

Os ensaios realizados em 12 centros no Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como no Distrito Federal.

Resultados mais rápidos

Diferente de outros métodos, este processo se dá pelo formato adaptativo, que consiste em descartar medicamentos comprovadamente ineficientes e manter aqueles que apresentem resultados positivos.  E justamente pela rapidez no processo pode ser fundamental na escolha de um tratamento definitivo para a doença no Brasil. “Essa cooperação global, na qual vários países farão o mesmo estudo incluindo o maior número possível de participantes, é justamente para que a resposta possa vir no período mais curto possível. Não podemos agora determinar quando a resposta virá, mas nesse estudo adaptativo podemos conseguir respostas ao longo do tempo.”

1
Atividades divertidas para entreter as crianças durante a pandemia de coronavírus
O isolamento social imposto pelo do novo coronavírus é um desafio para nós e para as crianças também. Com as …
2
Coronavírus: conheça novos sintomas que podem indicar que você está com covid-19
Se você acompanha o noticiário sobre o novo coronavírus com certeza já deve ter ouvido falar sobre os principais sintomas …
3
Depressão: tudo o que precisamos saber sobre a doença
Não se trata de frescura e nem de preguiça. Depressão é uma doença grave e incapacitante que atinge mais de …
4
Cloroquina vs coronavírus: o que a ciência diz sobre o uso do medicamento
Da noite pro dia a cloroquina que é usada principalmente no tratamento contra a malária e algumas doenças reumatológicas, se …
5
Barato: yoga online para você praticar em casa na quarentena
O que você tem feito para aliviar a pressão da quarentena? Você tem colocado o seu corpo em movimento?  Se …
6
4 dicas essenciais para você fazer home office na quarentena
Teve que transformar a sua casa em um ambiente de trabalho por conta da quarentena causada pelo coronavírus? Então, este …
7
Coronavírus: entenda o colapso do sistema de saúde e funerário do Equador
Quanto mais avança a contaminação pelo mundo, mais cenas trágicas e impactantes a pandemia de coronavírus acaba criando. Como é …
8
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …