Fotógrafa expõe cicatrizes para conscientizar sobre endometriose

Embora seja comum, a endometriose ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser diagnosticada

Por: Redação | Comunicar erro
barriga com cicatriz
Crédito: Georgie Wileman “Estamos mostrando a constelação de nossas cicatrizes para mostrar anos de dores. escreveu a fotógrafa

A fotógrafa britânica Georgie Wileman lançou nas redes sociais uma campanha para conscientizar sobre a endometriose, doença que afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo e 6,5 milhões no Brasil.  Usando a hashtag #ThisIsEndometriosis (Isto é endometriose) ela tem postado fotos de suas cicatrizes, fruto de cirurgia.

A ideia é incentivar outras  mulheres a contarem suas histórias para discutir a doença e os possíveis tratamentos. Embora seja comum, a endometriose ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser diagnosticada: cerca de oito anos após o aparecimento dos primeiros sintomas.

“Muitas vezes, pessoas com esta doença são submetidas a operações repetidas que geralmente causam mais danos e dor. Cirurgia de excisão (retirada das lesões) com um especialista em endometriose é atualmente o melhor tratamento para a doença. Esta cirurgia geralmente não é coberta por planos de saúde na maior parte do mundo. Isso não é bom o suficiente. Ao namorar e nos conectar com nossas cicatrizes, estamos mostrando a verdadeira extensão da endometriose e as falhas finais de nossos sistemas de saúde”, escreveu Georgie um dos posts no Instagram.

Mulheres em várias partes do mundo aderiram à campanha e também publicaram suas fotos e histórias de luta contra a endometriose.

“E se meu ginecologista tivesse me encaminhado para um especialista em #endometriose na adolescência quando eu tivesse claros sintomas de endometriose? E se o cirurgião geral que pegou meu apêndice com 23 anos pudesse ter reconhecido a doença que estava claramente cobrindo toda a minha pelve, impactando múltiplos órgãos vitais? E se meu endocrinologista reprodutivo me mandasse para um especialista em endometriose em vez de apenas ablacionar minha doença? Quanto menos sofrimento? Quantas cirurgias a menos? Quanto mais saúde, alegria, oportunidades teriam surgido em meu caminho? Embora a quantidade de cicatrizes e cirurgias possa ser inquietante, o que é mais chocante é a falta de vontade do @acog_org de trabalhar com os defensores para consertar isso e ajudar a amplificar as vozes daqueles que sofreram para transformar o cuidado”.

View this post on Instagram

Just because endometriosis is invisible. Doesn’t mean it isn’t there! (affective feeling of imagining what endometriosis would look like if visible) Imagine your own body going AGAINST YOU. Imagine a sort of cancer that won’t kill you, but you will live with forever. Imagine finding out there is no cure. Imagine knowing you will have to live with this for the rest of your life. Imagine constantly being told false information by professionals… ‘’have a baby it will cure you’’ or ‘’have a hysterectomy it will cure you’’ You are actually made to feel like this is your only option. It causes fertility problems. Being told to have 'child' when having a children may not be an option for you. Anxiety and depression emerge, you begin to forget how to keep it at bay. Crippling pain that stops you from doing the hobbies you love. Excruciating pain that stops you from being employed and making a living. Bloating so much you look 6 months pregnant. Constant trips to A&E for help. Pain that feels like fireworks are trapped exploding throughout your body. Pain that feels like a cat is trying to claw its way out of your abdominal. Pain that feels like your organs are being carved out like a pumpkin on halloween. Pain that makes you physically sick. Pain that feels forever lasting. To feel so horrific and no-one believes you because you don’t look unwell. I hope this message is powerful. ♥️⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ••••••••••⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #endometriosis #yoni #sacralchakra #endometriosisawareness #endometriosispain #endometriosissucks #bowelendometriosis #bowelresection #adenomyosis #chronicillness #chronicpain #endometriosiswarrior #anxiety #endosisters #nhs #womenshealth #endometriosisawareness #invisibleillness #endobelly #endometrioma #thisisendometriosis #invisibledisease #fertility #period #pussypower #1in10 #periodproblems @sineadsmythe

A post shared by GODDESS ? (@thegoddessher) on

Apenas porque a endometriose é invisível, não significa que não está lá! (sensação afetiva de imaginar como seria a endometriose se visível). Imagine o seu próprio corpo indo contra você. Imagine um tipo de câncer que não vai te matar, mas você vai viver para sempre. Imagine descobrir que não há cura. Imagine saber que você terá que viver com isso pelo resto da vida. Imagine ser informado constantemente de informações falsas por profissionais … “tenha um bebê que cure você” ou “faça uma histerectomia para te curar”. (…)  Ansiedade e depressão surgem, você começa a esquecer como mantê-lo sob controle. Dor incapacitante que te impede de fazer os hobbies que você ama. Dor excruciante que impede você de ser empregado e ganhar a vida. Inchando tanto você parece grávida de 6 meses. (…) Espero que esta mensagem seja poderosa. ♥ ️⠀⠀

Minha luta foi diagnosticada em 2004, depois de anos ignorando a dor, e os médicos não acreditando na minha dor. Eu não podia mais lutar. Olhando para a minha linha do tempo eu fiz uma cirurgia a cada 5 anos desde então. (…) A força de uma mulher é algo notável, mas a força de uma mulher com endometriose é espantosa. Eu saúdo todos aqueles que têm que viver dia a dia com um diagnóstico tão horrível. Março é mês de conscientização sobre endometriose. #estaismetometriose

Compartilhe:

Tags: #doenca
1 / 8
1
03:03
Sinais que indicam problemas na visão
Como saber se a saúde da sua visão vai bem? Existem sintomas que alertam sobre doenças na região ocular? O Dr. …
2
02:10
Brasil registra um salto nos casos de morte por dengue
Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde revela um salto nos casos de dengue no país. O levantamento compara os …
3
02:47
Lendas sobre a saúde infantil
A Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da vida, fala sobre as lendas que os pais acreditam sobre …
4
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
5
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
6
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
7
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
8
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …