Fruta mais saudável do mundo reduz risco de pedra nos rins e anemia
Veja os incríveis benefícios da fruta, que é rica em vitamina C e outras substâncias, além de dicas de como consumir
A William Paterson University, situada em Nova Jersey (EUA), conduziu um estudo que revelou o limão siciliano como a fruta mais saudável do mundo.
A fruta, muito utilizada em sucos, traz inúmeros benefícios para a saúde, com o adicional de conter pouquíssimas calorias.
O estudo examinou a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes saudáveis em relação ao número de calorias.
Estudo definiu os alimentos mais saudáveis do mundo
Para surpresa de muitos, apenas vegetais verdes lideram o top 10 do estudo. O agrião ficou no topo por ser rico em vitamina C e A, ferro, potássio e cálcio, fornecendo 100% dos nutrientes necessários para uma dieta diária de 100 calorias.
A pesquisa fez uma análise completa de diferentes alimentos e a primeira fruta apareceu somente na 28ª posição, no caso o limão siciliano. Depois dele, o morango e a laranja aparecem na lista.
O ranking levou em conta a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes saudáveis em relação ao número de calorias.
O que torna o limão siciliano uma superfruta?
A composição nutricional do limão é incrivelmente benéfica para a saúde humana. A fruta é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante natural que auxilia na proteção do organismo contra a ação prejudicial dos radicais livres.
O limão siciliano apresenta 90% da quantidade diária de vitamina C que necessitamos. Falando em vitamina C, ela também ajuda a prevenir anemia, pois favorece a absorção do ferro, principalmente o proveniente de origem vegetal.
A fruta ainda é rica em outras vitaminas, como B1, B2 e B3, e minerais como o ferro, potássio, magnésio e fósforo. Sua ação antioxidante ainda reforça a imunidade, combatendo o envelhecimento precoce e diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Como se não bastasse, a fruta também previne o desenvolvimento de pedras nos rins, graças ao ácido cítrico presente em sua composição. Alguns estudos mostraram que o limão espremido e a limonada podem ser eficazes na prevenção de cálculos renais.
Como incluir a fruta na sua rotina diária?
Incorporar o limão siciliano na dieta diária é mais fácil do que se pensa. Ele pode ser utilizado da mesma maneira que o limão tahiti, em pratos doces e salgados. Seu sabor mais suave e quase adocicado o torna ideal para quem acha o sabor do limão tahiti muito forte.
A fruta, além de ser usada na culinária para temperar saladas e outros alimentos, aparece em receitas de molhos e temperos caseiros, sucos e drinques.
Para conservar o limão siciliano, o ideal é armazená-lo em local fresco, sempre higienizando a fruta antes de seu consumo. As raspas podem ser congeladas para serem usadas posteriormente em receitas.