Gato é o primeiro animal infectado com coronavírus no Brasil
O animal de estimação vive em Cuiabá, no Mato Grosso
Um gato se tornou o primeiro caso confirmado de um animal infectado pelo novo coronavírus no Brasil. O bichinho de estimação vive em Cuiabá, no Mato Grosso. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde municipal.

O caso é investigado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cuiabá e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da cidade reforçou a importância das pessoas infectadas pelo novo coronavírus ficarem isoladas também de seus animais de estimação.
Segundo, Moema Blatt, gestora do Cievs, os gatos podem manifestar a covid-19, mesmo que de forma praticamente assintomática.
- Por que posicionar o papel higiênico “para frente” ajuda na higiene
- Por que o banho de eucalipto tem conquistado tantos adeptos?
- 10 dicas para melhorar o networking e alavancar sua carreira
- Enigma: documentário investiga identidades trans escondidas sob o brilho da fama
De acordo com o jornal O Globo, o animal infectado é uma gata com poucos meses de vida. Além disso, mais um gato e um cachorro da mesma família também estão sendo avaliados como possíveis contaminados.
Coronavírus: como cuidar de cachorros e gatos durante isolamento
A contaminação de gatos tem acontecido desde os primeiros meses da pandemia. Em abril o caso de dois animais foram confirmados com diagnósticos positivos para a covid-19 nos Estados Unidos.
Depois disso, em maio, um estudo divulgado pela New England Journal of Medicine, uma renomada internacionalmente revista científica, confirmou que, de fato, o coronavírus é capaz de infectar gatos, como se suspeitada.
Segundo a pesquisa, é possível que haja a contaminação entre os animais, além das infecções provenientes de humanos.
Mas é importante destacar que, até o momento, não há nenhum caso e nenhum estudo científico que comprove a contaminação pelo novo coronavírus em humanos que tenha ocorrido por meio de uma transmissão animal.
Todos querem saber: cães e gatos podem contrair coronavírus?